MWÉENE-NDKA EM ALIPE ENTREVISTAS

1 - Qual é o seu nome e como você se descreveria como pessoa?

R.: Meu nome é José Cambinda Dala, simplesmente Cabinda ou Mwéene-Ndaka no mundo da literatura. Sou um angolano, casado, pai, funcionário público, religioso, etc.

 

2 - Quais as suas metas e os seus objetivos de vida a curto e ou longo prazo?

R.: As minhas metas têm a ver com ser, cada vez, melhor nas minhas actividades (na família, no trabalho, na literatura e no estudo de Programação), com objectivos de ser bom marido, bom pai, bom familiar, bom funcionário - servidor público, bom escritor e um pequeno programador a curto prazo.

 

3 - Dizem que todo poeta é um sonhador. Você concorda? Quais são seus sonhos?

R.: Todo poeta é um sonhador, sim. Como poeta, o meu sonho é tocar a mente das pessoas de qualquer parte do mundo, com os meus escritos, combater as injustiças, levar o amor e a esperança aos necessitados.

 

4 - Qual seu estilo preferido para escrever? Se inspirou em algum poeta do passado?

R.: Escrevo, preferencialmente, no estilo Poesia. Me inspirei em vários poetas, mas destaco António Agostinho Neto.

 

5 - Como você vê a poesia?

R.: Vejo a poesia como uma forma boa e artística de manifestar os pensamentos.

 

6 - Pertence a alguma Confraria? Qual a sua visão sobre a Academia Virtual?

R.: Sim, pertenço a ALIPE. Sobre Academia Virtual, sou a favor, pois através dela é possível reunir gentes (fisicamente separadas) num momento para tratar dum determinado assunto ou participar dum evento, por exemplo.

 

7- Cite algo da Cidade onde mora e o que mais gosta de fazer no seu horário de lazer?

R.: Sobre a cidade onde moro, cito praias. No meu horário de lazer, gosto de escrever, ler, assistir filme, investigar sobre Programação ou navegar na Internet.

 

8- O que gosta de ler, qual o seu escritor predileto?

R.: Gosto de ler qualquer coisa interessante, não tenho um escritor predilecto.

 

9 - Conte-nos sobre seus projetos futuros...

R.: Alguns dos meus projectos futuros, que gostaria de concretizar um dia, são: Reeditar a minha obra literária intitulada “Poema Dalangola – Um Estilo Poético”; Editar mais obras literária; Aprender a fazer um programa ou aplicativo; Criar uma confraria para ajudar crianças e jovens que passam por muitas dificuldades de sobrevivência.

 

10 - Teria mais alguma coisa que gostaria de nos dizer que não lhe foi perguntado?

R.: Sim, dizer obrigado pela entrevista e que O Senhor Deus nos abençoe sempre!

 

 

DEFINIÇÕES:

 

Família...

Família é alguém com quem nos relacionamos.

 

Minha história...

Vim ao mundo no dia 16 de Junho de 1983 em Moçâmedes – Namibe/Angola, comecei a estudar em 1988, em 2002 terminei o ensino médio formando-se como professor de Matemática/Física, curso que escolhi depois de desistir da ideia de estudar Electricidade por não ter cabedal para suportar dois períodos de aulas. Precisava de um período para continuar a vender (zungar) produtos diversos nas ruas da cidade, visto que a pobreza era tanta que os meus pais não conseguiam suportar os meus estudos. Em dois 2003 fui admitido no Estado como professor na comuna da Lucira, a 210 km da cidade de Moçâmedes onde morava. Em 2005 voltei a casa para fazer o ensino superior, passando a funcionar na Direcção Provincial da Educação. Em 2007 conclui o Bacharelato e Contabilidade e Gestão, no mesmo ano fui transferido para o município da Bibala, a 160 km da capital. Lá, o exercício da escrita que começara, em mim, na Lucira, evoluiu passando de papéis para computadores e Internet. Em 2012 regressei à Moçâmedes, em 2014 voltei para Faculdade, em 2015 conclui a Licenciatura no mesmo curso. Lancei o meu livro “Poema Dalangola – Um Estilo Poético” em 2020 no formato E-Book, e em 2021 no formato físico.

 

Felicidade...

Felicidade é ser grato a Deus por cada momento que vivemos e por tudo de bom que nos acontece.

 

Literatura...

Literatura é a produção dos escritores.

 

Saudade...

Saudade é a vontade de sentir ou reviver momentos passados que nos marcou positivamente.

 

= 06/07/2023 =

Ler também:

Mwéene-Ndaka no Programa Hora Mágica

Conversando comigo mesmo

4 de Agosto / Obrigado, ALIPE!

Mwéene Ndaka
Enviado por Mwéene Ndaka em 29/07/2023
Reeditado em 29/07/2023
Código do texto: T7848981
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.