Entrevista concedida por Fernando Vieira Filho¹

 

1. Desvendando os Impactos da Timidez nas Mulheres

 

Fernando - A timidez, um amalgama de sentimentos limitantes - orgulho, baixa autoestima e medos da crítica e rejeição - pode ser um entrave na vida das mulheres, cerceando momentos preciosos. Na infância, inibe a alegria de dançar e brincar. Na juventude e vida adulta, obstaculiza a busca por emprego, dificulta a formação de relações, prejudica a desenvoltura em público e mina a autoconfiança. O orgulho, a autoestima abalada e os medos enraizados constituem um ciclo prejudicial.

 

2. Origens e Evolução da Timidez

 

Fernando - A timidez, oriunda do orgulho, autoestima frágil e medos arraigados, é forjada na infância, entre 0 e 6 anos. Contrariando a ideia de que nascemos tímidos, somos, na verdade, crianças dotadas de autoestima inabalável. Entretanto, as críticas e repreensões, especialmente a partir dos 2 a 3 anos, desencadeiam inseguranças e minam a autoestima. Pais, inadvertidamente, podem corroer a autoconfiança, gerando adultos acuados pela crítica e medo.

 

3. Impactos Além da Timidez

 

Fernando -  A timidez pode desencadear distúrbios psiquiátricos, como a fobia social, e transtornos de personalidade, incluindo a evitação, que alimenta a inibição social e sensibilidade à crítica.

 

4. Desvendando o Caminho para a Transformação

 

Fernando -  A superação da timidez começa com a busca de ajuda profissional em psiquiatria e psicoterapia. Reconhecendo a relação entre orgulho e timidez, a humildade desempenha um papel-chave. Informação e orientação são essenciais nessa jornada.

 

5. Cultivando Coragem e Determinação

 

Fernando -  Coragem e intrepidez não indicam a ausência de medo, mas sim a capacidade de enfrentá-lo. O passo inicial para mulheres tímidas é confrontar os medos mais assustadores: críticas e rejeição.

 

 6 - Dê dicas de como a mulher pode conseguir superar/ vencer a timidez. 

Fernando -

Abandone a visão hostil sobre o mundo e as pessoas.

Seja gentil consigo mesma, aceitando sua humanidade.

Desapegue da necessidade de agradar a todos.

Aceite os elogios sem hesitação.

Trabalhe a autoestima e a autoimagem.

Valorize-se sem desvalorizar os outros.

Amplie sua visão para além de si mesma.

Deixe de ser facilmente ofendida.

Abra mão da arrogância, abrace a humildade.

Cultive otimismo e controle a ansiedade.

Construa uma rede de contatos.

Enfrente os medos, passo a passo.

Busque auxílio profissional para evitar complicações.

 

Ao final, lembre-se de que a timidez pode desencadear transtornos. A ajuda está ao alcance - você não está sozinha!

 

¹Fernando Vieira Filho - Psicoterapeuta/clínico, palestrante e escritor.

Autor do livro CURE SUAS MÁGOAS E SEJA FELIZ! – 2ª Ed. - Barany Editora - 2012. E coautor do livro DIETA DOS SÍMBOLOS – 6ª Ed. - Melhoramentos - 2004.

É autor dos E-Books:

PSICOFÁRMACOS - Uso e aplicações de forma simples e eficaz.

PSICOPATOLOGIA - Apresentada de forma simples e objetiva - Incluindo psicopatologias infantis.

SISTEMA DE TERAPIA FLORAL do Doutor Edward Bach (Portuguese Edition) – Amazon – 2013. E-book.

 

CONTATO: (34) 9 9972-4096 – Fone e WhatsApp para contato.

https://linktr.ee/fernando_vieira_filho

 

Blogs e sites:

https://www.harmoniacomflorais.com

https://centrodecuradossentimentos.yolasite.com/

https://harmonize-se-com-florais-de-bach.blogspot.com.br/

https://curesuasmagoasesejafeliz.blogspot.com.br/

https://maldealzheimerhoje.blogspot.com.br/

https://obsessaoepsicopatologias.blogspot.com.br/