Dalton: 60 - Mito

- Dalton..., o que é mito?

- O mito é uma linguagem em que nós humanos criamos para falar da natureza e de nós mesmos atribuindo esta autoridade da "fala" aos deuses ou à uma divindade.

- O que está sendo falado é de autoridade divina?

- Isso mesmo! Uma fala que tem uma verdade divina.

- Mas o que é divino não é uma criação humana?

- Sim, mas é preciso esquecer que foi uma invenção humana para que tenha autoridade de fala. Para o que está sendo falado tenha credibilidade.

- Que maluquice! Algo que foi inventado por nós, mas que ganha vida própria e passa a ser uma auto referência à nós mesmos como verdade?!

- Correto. Esta autonomia da linguagem do mito se torna uma metalinguagem, uma vez que ele agora se auto refere. Ganha vida própria.

- Então a linguagem é um sistema de crença?

- Para o filósofo Nietzsche sim. Não só é um sistema de crença, mas continua sendo nossa primeira experiência metafísica da qual continuamos voluntariamente prisioneiros.

- Entendi.

Wander Caires
Enviado por Wander Caires em 30/09/2023
Reeditado em 30/09/2023
Código do texto: T7897818
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.