Entrevista KL JAY - RACIONAIS MC´S (Música & Sociedade) - SP

Uma minoria os detesta, mas a maioria, pobre, preta e excluída, faz questão de cultuar os Racionais MC´s como poucos ídolos populares já foram venerados. Festejando as mais de 500 mil cópias de seu último cd, “Sobrevivendo no Inferno”; ainda independentes, Mano Brown, KL Jay, Edi Rock e Ice Blue continuam contemplando as mazelas de um 3º mundo (periferia), dentro um outro 3º mundo (São Paulo), que está noutro 3º mundo (Brasil), e se localiza numa certa América Terceiro-Mundo Latina, que fica (bem, deixa pra lá!). Entrevista concedida pelo DJ do grupo, o KL Jay, exclusiva para Escobar Franelas.

ESCOBAR FRANELAS – Mais de uma década depois, como está o rap hoje?

KL JAY – Só tem melhorado. Ainda fala muito, mas vai melhorar, morô?

EF – O Racionais fez um tour internacional recentemente. Como rolaram os shows?

KLJ – Estivemos na Alemanha, onde encontramos um movimento rap muito forte, legal mesmo. Mas feito só por brancos. Lá quase não tem negros. Também estivemos nos Estados Unidos, que foi o berço de tudo isso que rola hoje.

EF – E como está a cena no Brasil?

KLJ – Em São Paulo é que está a força do movimento. Mas em Brasília também já é bem forte e agora começa a dar um sinal legal lá no Rio de Janeiro também.

EF – E como tem sido a evolução do grupo?

KLJ – A gente tá aí, com o novo cd do grupo vendendo legal, a galera nos prestigiando, como essa aqui, na zona leste...

EF – Como vocês têm visto o trabalho dos novos talentos que têm surgido?

KLJ – Tá legal. A gente tem visto coisas bastante legais por aí, o Apocalipse 16, Doctor´s MC´s, Consciência Humana, ah, também o Xis e Dentinho tem um trabalho bem legal, que a gente tem curtido bastante.

EF – E como vocês estão hoje?

SA – A gente tá legal. Continuamos coerentes com nosso discurso, com nossa postura e com aquilo que acreditamos.

EF – Em que vocês acreditam?

KLJ – Em Deus, antes de tudo. Depois em nossa força... na força do nosso movimento, na força do rap.

Notas complementares: a) Esta entrevista foi publicada originalmente no jornal Cidade Tiradentes em Notícias, SP, capital, nº 121, ano 7, agosto de 1999. b) Foi concedida pelo KL Jay momentos antes de um show na Casa de Espetáculos Som Leste, av. Jacu-Pêssego, na colônia japonesa, em Itaquera. c) Ainda hoje, os Racionais continuam arrastando multidões aos seus shows, e mantém a mesma independência junto às indústrias, tanto fonográfica quanto de marketing oficialesco. d) Xis, que à época formava dupla com Dentinho, depois seguiu carreira-solo, e cuja música “Us Mano i as Mina” fez um sucesso estrondoso. d) Esta entrevista foi postada com pequenas alterações(revisão gramatical).