ENTREVISTA FEITA COM UM CASAL APAIXONADO

I

Entrevistadora - fale um pouco sobre o seu marido

Dona Carla - Quando eu ouço a voz dele ainda consigo vê-lo, acho que até sei como ele envelheceu, suas rugas, seu cabelo, esses olhos aqui não vêem mais nada, mas, agora tenho os olhos dos sentimentos.

Entrevistadora - você sempre o amou?

Dona Carla - sempre...

Entrevistadora - lembra da primeira vez que viu ele?

Dona Carla - ah lembro sim, lembro sim... Como eu ia esquecer minha filha? Tinha terminado de completar quinze anos, falei em casa que queria ter aula de poesia, como o meu pai adorava Drummond concordou, foi aí que chamou Francisco para ser meu professor... Lembro muito bem quando entrei na sala e ele estava lá, um rapaz charmoso, muito bem cuidado, me interessei logo, mas foram as aulas que me fizeram amá-lo.

Entrevistadora - e seu pai?

Dona Carla - no principio não desconfiou de nada, até porque não tinha nada pra desconfiar, Francisco sempre foi um homem muito respeitoso.

Entrevistadora - como foi pra vocês se envolverem?

Dona Carla - bem, isso demorou... Lemos muito Camões, Pessoa, Drummond, até que aconteceu... Ele me falou numa tarde enquanto líamos Álvares de Azedo que me amava e queria ser meu marido, jurou-me fidelidade e amor eterno...

Entrevistadora - e a senhora?

Dona Carla - beije-o... E nos casamos.

Entrevistadora - e seus pais?

Dona Carla - abençoaram.

Entrevistadora - a diferença de idade?

Dona Carla - nada... Alguns anos apenas...

Entrevistadora - quantos?

Dona Carla - dez... Mais isso nunca significou nada...

Entrevistadora - conviver por todo esse tempo... Quantos anos mesmo de casamento?

Dona Carla - cinqüenta e três...

Entrevistadora - pois é como eu dizendo, tanto tempo devem ter acontecido muito desentendimentos, como conseguiram vencer todos?

Dona Carla - amor, simplesmente amor puro e verdadeiro. Brigávamos e ainda brigamos, Francisco continua sendo teimoso e eu continuo sendo descuidada, mas são briguinhas, e mesmo quando não foi só briguinha nós superamos com amor que sentimos um pelo outro.

Entrevistadora - o que a senhora acha do casamento de hoje em dia, esses que não duram três meses?

Dona Carla - não sei não, acho que eles nunca se amaram, o amor verdadeiro dura.

Entrevistadora - como manter acesso a chama do amor?

Dona Carla - exercitando o amar... Não pode deixar o eu te amo entrar no automático.

Entrevistadora - muito bem dona Carla, a sua parte terminou, agora vou fazer a entrevista com o seu Francisco e a senhora vai ficar esperando lá na outra sala.

Dona Carla - tudo bem.

Entrevistadora - peça que ele entre... Foi um prazer conhecer a sua história, uma verdadeira história de amor.

Dona Carla - o prazer foi meu em contá-la. Cuidado com o Francisco, fale olhando para ele o meu velho não ta ouvindo direito.

II

Entrevistadora - como vai seu Francisco? Tudo bem com o senhor?

Seu Francisco - tudo bem como Deus quer.

Entrevistadora - quero o senhor me fale sobre o seu casamento...

Seu Francisco - posso passar horas e dias falando sobre ele, mas também posso dizer apenas uma palavra, amor.

Entrevistadora - descreva a dona Carla, sua mulher

Seu Francisco - desculpa moça, mas eu não posso... Amor é indescritível.

Entrevistadora - o senhor foi professor dela, certo?

Seu Francisco - fui ela era bem novinha, quinze se não me engano, beleza impecável, uns olhos curiosos... Os olhos (lagrimando) porque Deus tirou a visão daqueles lindos olhos...

Entrevistadora - foi um dor muito grande quando ela perdeu a visão, o senhor como reagiu?

Seu Francisco - fiquei ao lado dela, segurei forte a sua mão e a consolei durante a noite toda.

Entrevistadora - como foi que aconteceu?

Seu Francisco - descobrimos tarde o problema, aí não teve mais jeito.

Entrevistadora - quando foi isso?

Seu Francisco - vinte anos atrás.

Entrevistadora - qual o momento inesquecível de vocês dois?

Seu Francisco - são vários, uma das coisas que não esqueço é o sorriso dela quando a pedi em casamento... Ela me abraçou, me beijou, foi o primeiro beijo.

Entrevistadora - continuam lendo juntos?

Seu Francisco - todos os dias, ela é fascinada por Drummond acho que herdou o gosto do pai.

Entrevistadora - e os filhos?

Seu Francisco - veio no tempo certo, Carla engravidou três anos depois que casamos.

Entrevistadora - quantos filhos?

Seu Francisco - quatro, Maria Inês, Júlio, Augusto e Carlos.

Entrevistadora - se o senhor pudesse mudar alguma coisa no passado o que mudaria?

Seu Francisco - nada não, tudo foi Deus quem planejou.

Entrevistadora - o senhor acredita que ainda existem casamentos novos que durará igual o seu?

Seu Francisco - acredito, por que não? Amor não acontecia só no passado, ainda acontece hoje.

Entrevistadora - então por que tanto divórcio?

Seu Francisco - é que hoje tem muita opção às pessoas acabam se perdendo, mas tudo é natural.

Entrevistadora - seus filhos são casados?

Seu Francisco - o Augusto e o Júlio estão; a Maria Inês ficou viúva cedo e o Carlos é divorciado.

Entrevistadora - uma mensagem para os jovens?

Seu Francisco – aprendam a amar, essa é a grande lição da vida.