Bonsai #033/034/035/036/037: MAS QUE ABSURDO / JEITINHO VERA CRUZ / IMPRUDÊNCIA / ESPAÇO PENTADIMENSIONAL / CHICUNGUNHA

Bonsai #033: MAS QUE ABSURDO

Od L Aremse M Peterson

Tremendo vexame.

Expulsos da própria casa…

Um vergonhoso abuso de poder.

Bonsai #034: JEITINHO VERA CRUZ

Od L Aremse M Peterson

Pairam densas nuvens…

Prognósticos obscuros…

Jazendo o povo em total desgoverno.

Bonsai #035: IMPRUDÊNCIA

Od L Aremse M Peterson

Em deslisamento...

Cidadão pedindo socorro.

Infelizmente, ninguém para ajudá-lo.

Bonsai #036: ESPAÇO PENTADIMENSIONAL

Od L Aremse M Peterson

Ouse pensar fundo...

Pentadimensionalmente.

Pro alto, lados, frente, dentro e tangente…

Bonsai #037: CHICUNGUNHA

Od L Aremse M Peterson

Qual dengue, mas não é...

Seu vetor, Aedes Aegypti.

Febre, dores, mialgia, poliartrite.

***************************

FEBRE CHICUNGUNHA

A febre chicungunha é uma doença viral parecida com a dengue, transmitida por um mosquito comum em algumas regiões da África. Nos últimos anos, inúmeros casos da doença foram registrados em países da Ásia e da Europa. Recentemente, o vírus CHIKV foi identificado em ilhas do Caribe e na Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o estado do Amapá.

O certo é que o chicungunha está migrando e chegou às Américas. No Brasil, a preocupação é que o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela, têm todas as condições de espalhar esse novo vírus pelo País. Seu ciclo de transmissão é mais rápido do que o da dengue. Em no máximo sete dias a contar do momento em que foi infectado, o mosquito começa a transmitir o CHIKV para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos.

Sintomas

Embora os vírus da febre chicungunha e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes.

Na fase aguda da chicungunha, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.

Ao contrário do que acontece com a dengue (que provoca dor no corpo todo), não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.

[…] Leia matéria completa em…

http://drauziovarella.com.br/letras/f/febre-chikungunya/

*********************************

Décadas atrás, um cidadão aproximou-se demasiadamente da barragem da represa de Paulo Afonso-BA. Acidentalmente caiu e foi-se aos poucos escorregando no lodo da parede interna. Petrificados, os turistas assistiram aos gritos de pedidos de socorro, braços estendidos para cima daquele pobre pai de família. Não queria morrer, mas ser resgatado, apelava pela mulher e filhos etc. Lamentavelmente, foi sugado por uma das adutoras que alimentam as turbinas da hidrelétrica. E nós nada pudemos fazer. Não gosto nem de pensar nisto.

*************************

Autores que compõem BONSAI:

1. ( 48) Bosco Esmeraldo

2. ( 3) Aila Brito

3. ( 4) Marne Pimentel

4. ( 8) Norma Aparecida Silveira Moraes

5. ( 18) Helena Luna

6. ( 4) Esther Lessa

7. ( 1) Rosa das Oliveiras

8. ( 3) Margareth D S Leite

9. ( 1) Ana Lúcia Paiva

10. ( 1) Christiano Nunes

11. ( 1) Alfredo D Alencar

12. ( 3) Brazilio

13. ( 1) Ádria Comparini

14. ( 2) Vantuílo Gonçalves

15. ( 4) Jacó Filho

Total : 107

Enfim, juntos, chegamos lá!

********************************

Bonsai é um novo estilo poético criado pelo Poeta Bosco Esmeraldo.

Seu nome vem do japonês “bon-sai” , “bonsai” = “árvore em bandeja” ou “árvore num vaso” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Bonsai). Por extensão é uma macro poesia, disposta no formato de duas estrofes (2,1), na métrica penta, hepta e decassilábicos (5,7,10).

Rimas livres. No entanto, se o Poeta optar por rimas, fica ao seu critério. Neste caso, continua um Bonsai, porém atípico.

Por favor, aninhe seus Bonsais na pasta Experimental>Alelos Esmeraldinus>GERAL para que possamos monitorar os textos para inserção de categoria.

Vamos, lá, amigos! É fácil e divertido.

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 03/12/2014
Reeditado em 03/12/2014
Código do texto: T5057417
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.