De grão em grão [61]

Recentemente respondi a uma entrevista como representante budista a um trabalho que discutia as visões das diferentes religiões sobre saúde. Uma das perguntas era sobre as causas das doenças, e aproveito para compartilhar aqui a resposta.

De acordo com a tradição budista, existem seis causas das doenças, que tentei explicar sem usar palavras em japonês ou termos familiares apenas aos budistas.

A primeira causa é a “desarmonia entre os quatro elementos”, numa alusão aos quatro elementos fundamentais à vida: terra, água, fogo e ar. No antigo pensamento asiático, o corpo humano também é formado pelos quatro: os ossos, músculos e órgãos são a terra, o sangue e os fluidos corporais são a água, a temperatura é o fogo e a respiração é o ar. Acreditava-se que quando a harmonia entre esses quatro elementos se rompia pelo clima ou outras influências, a pessoa adoecia.

O segundo fator que provoca doenças é “comer e beber de forma imprópria”, indicando o consumo excessivo de comida ou álcool ou fazer refeições irregulares. A terceira causa é a “prática imprópria de meditação sentada”, que em termos atuais pode ser interpretada como um estilo de vida insalubre e desequilibrado.

Já a quarta causa da doença é o “ataque das maldades”, indicando a invasão ao corpo por causas externas, como germes e vírus, e também o estresse. E o “trabalho das maldades” é a quinta causa, referindo-se aqui às funções negativas que atuam na vida e são ativadas pelo estresse mental e psicológico, e que fazem surgir “venenos” como avareza, ira e estupidez (conhecidos no budismo como “três venenos”).

E a sexta causa são os “efeitos do carma”, doenças e indisposições resultantes do carma negativo criado tanto nesta como em vidas passadas. No budismo, “carma” indica o acúmulo de causas feitas pelas pessoas, podendo ser bom ou ruim, acarretando a consequência equivalente.

As seis causas das doenças de acordo com o budismo foram apresentadas separadamente mas também podem surgir combinadas.

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 10/12/2014
Reeditado em 10/12/2014
Código do texto: T5065264
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.