Sincopoese #019: EM QUALIDADE E EXCELÊNCIA

Do nascimento até a morte, há uma existência

O nato a desenvolve e a sorve avidamente

A vida devolve ao nato força, vigor

O nato deve nem ávido obtê-la

O nato, à vida bem se doa

Do nascer à morte

Viva ávido a vida

Vida em vigor

Excêlencia

Vivência

De fato

É vida

Viva!

!!!

!

Obs.: Utilizando síncope, aférese, apócope, metamorfose, anagrama, eufonia.

Sei que todos já estudaram sobre figuras de linguagem e certamente conhecem o que segue logo abaixo. No entanto, nada custa relembrar, passar a vista e reavivar a memória.

Divirtam-se!

******************

Significado de Síncope

s.f. Desmaio; perda dos sentidos, da consciência, causada pela irrigação insuficiente de sangue no cérebro.

Linguística. Extinção do fonema no interior de um vocábulo.

Música. Som articulado na parte fraca de um compasso, de um tempo, sendo que este se prolonga até a parte forte que se segue.

(Etm. do grego: sygkopé.ês)

Significado de Aférese

Aférese: s.f. Supressão de um fonema ou de uma sílaba no início da palavra.

(Ex.: té por até.)

Cirurgia. Ação de cortar, de amputar.

Significado de Apócope

s.f. Fonética. Supressão de um fonema, de uma ou mais sílabas no fim da palavra: as abreviações "cine", "foto", "pneu" são exemplos de apócope.

Cirurgia. Fratura ou ferimento com perda de parte óssea ou de outro tecido.

Significado de Metamorfose

s.f. Mudança; transformação pela qual passam alguns animais, no decorrer do seu processo de desenvolvimento, que resulta numa forma e numa estrutura, completamente, diferentes das iniciais.

Figurado. Transformação; alteração completa no aspecto, natureza ou estrutura de alguém ou de alguma coisa.

(Etm. do grego: metamórphosis.eos; pelo latim: metamorphosis.is)

Significado de Anagrama

s.m. Palavra formada pela transposição das letras de outras palavras: Roma: Amor.

Significado de Eufonia

s.f. Sucessão harmoniosa de sons.

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 03/03/2015
Reeditado em 04/03/2015
Código do texto: T5156475
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.