De grão em grão [86]

A RESPONSABILIDADE QUE ACOMPANHA A VITÓRIA

A vida está sendo rigorosa comigo. Como sempre foi. Talvez porque eu tenha sido rigorosa com ela, comigo mesmo. Ou então porque eu é que veja tudo rigorosamente.

Não me permito parar, desistir ou mesmo despreocupar-me. Escolhendo viver assim, tenho alcançado patamares que eu mesmo me surpreendo. Não por duvidar do resultado, mas pela forma com que as vitórias acontecem e por superar meu próprio desejo inicial.

Contudo, tenho pago um preço bem elevado...

Cada vitória custa esforço, cada escolha exclui as demais. Felicidade é algo que se conquista.

Lembrei-me de uma explanação que o mestre Ikeda fez da escritura de Nichiren Daishonin intitulada “O portal do dragão”, que é o nome de uma grande cachoeira lendária da China, com cerca de trezentos metros de altura.

Diz a lenda que “inúmeras carpas se reúnem aos pés da cachoeira na esperança de subi-la. Aquela que conseguir o feito transformar-se-á em dragão. No entanto, nem um único peixe em cem, mil ou dez mil consegue realizar a façanha, mesmo depois de dez ou vinte anos de esforços. Alguns são arrastados pela forte correnteza, outros caem nas garras de águias, falcões, milhafres e corujas e outros são presos em redes, armadilhas ou ainda, atingidos por flechas de pescadores que se enfileiram em ambas as margens do rio”. (Writings of Nichiren Daishonin, v. 1, p. 1002).

Em sua explanação, o mestre Ikeda cita o poeta chinês Bai Juyi, que escreveu sobre o Portal do Dragão: “Tudo indica que se transformasse em dragão, teria a dura tarefa de ascender aos céus e provocar chuvas. Em vez de assumir tal trabalho, não seria melhor continuar sendo uma simples carga e nadar tranquilamente?”. (revista Terceira Civilização, edição nº 488, abril/2009, p. 44)

Segundo Ikeda, Bai Juyi conjecturava que uma pessoa poderia ser mais feliz onde estivesse, vivendo do seu jeito, em vez de assumir as onerosas responsabilidades que normalmente acompanham o sucesso. Entretanto, o mestre Ikeda explica que a forma como vemos a situação determinará se venceremos ou se seremos derrotados pelas circunstâncias. Pois o trabalho pode ser considerado um peso ou uma missão, dependendo de como cada um o vê.

Os mestres Daishonin e Ikeda estão nos ensinando uma forma de viver, uma escalada com bravura no Portal do Dragão da nossa vida para vencermos sem falta. O resultado vitorioso da batalha compensará e recompensará todos os esforços empreendidos.

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 04/03/2015
Reeditado em 04/03/2015
Código do texto: T5158114
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.