Acróstico Entrevista com O Poeta e Escritor Fábio Ribbeiro (Perguntas e respostas com as iniciais do nome)




Foi qual o dia mais feliz de sua vida?

(F)

Foi na manhã do dia 28 setembro de 2012. Um momento inesquecível e inenarrável que invadiu minha alma e coração, quando pela primeira vez eu pude ver o rosto de minha primogênita. É algo tão lindo e emocionante, aquela lágrima que se aloja no cantinho dos seus olhos e o nó que dá na garganta... a única coisa que pude dizer e digo até hoje, é... Obrigado Pai!
Fiz até um poeminha com um título UMA MANHÃ DE SETEMBRO, apenas mais um dos muitos que já fiz para ela.

Aquele abraço que sente saudade?

(A)

Ao mencionar a palavra abraço, não sei por que, mas me arremeteu diretamente a um amigo, e como aprendi que as primeiras lembranças/insights/inspirações são as mais originais e verdadeiras... Em 2003 sai de uma empresa onde tinha trabalhado por mais de quatro anos como vigilante. Pedi desligamento da empresa porque naquela época, eu já dominava bem a língua inglesa e o que eu ganhava com minhas aulas era superior ao meu salário de carteira assinada. Fui dar aulas de inglês em uma empresa do Polo Industrial de Manaus, mas o que eu ganhava,às vezes não era suficiente. Entre os alunos tinha um engenheiro paulista que se tornou meu amigo. Ele me ajudou muito, pois todos os meses ele me dava a sua cesta básica... (isso me emociona). Só quem já passou por necessidades sabe como é. Desse cara sim, sempre vou sentir saudades e guardá-lo no lado esquerdo do meu peito. Acredito que nem mil abraços pagaria o que ele fez por mim.

Basta você diria para qual situação?

(B)

Begone! Essa palavrinha significa (suma!/vá embora!) – Isso eu diria para todos os escarnecedores da nossa nação, os que tiram da mesa dos menos favorecidos e colocam em seus palácios de mediocridade... Se não houvesse tanta desonestidade em nosso país, a vida seria muito mais branda para aqueles, que desde a alvorada até ao crepúsculo lutam, lutam e ainda retornam pra casa de mãos vazias.
Isso pode até ser utopia, mas acredito que não podemos perder as esperanças de um dia termos uma vida mais digna, e se não for para nós que seja para nossos filhos ou netos.

Irritante para você é?

(I)

Incautos! Acredito que se não fosse a ingenuidade, não haveria tantas pessoas usando a palavra de Deus para beneficio próprio. Conheço algumas que deixam até de colocarem o sagrado pão em suas mesas para contribuírem com obras faraonicas, talvez eles nunca aprenderam que, “salvação é algo ultra-pessoal - se houvesse tal adjetivo para qualificar isto”.
Esses engravatados que estão nos púlpitos, pra mim eles não são nem melhores e nem piores do que os patifes que estão nos parlamentos da nossa nação.
O que pode tornar o mundo melhor?

(O)

Os sorrisos verdadeiros – É através do sorriso que muitas pessoas expressam seus sentimentos. Acho que se os olhos são o farol da alma, o sorriso reflete o que o farol ilumina. Infelizmente, nesse mundo onde a competitividade e a sobrevivência tornaram-se cada vez mais acirrada,existe muita inveja, hipocrisia e muitos sorrisos falsos.
Uma vez escrevi em um de meus textos o seguinte – O sorriso do seu irmão pode ser falso, mas o seu deve ser verdadeiro – Se isso fosse seguido ao pé da letra, certamente o mundo seria bem melhor, pois sentiríamos sinceridade no sorriso de nosso irmão, e saberíamos que de sua alma emanava os mais puros e verdadeiros sentimentos, ao esboçar um sorriso.



Receita de felicidade existe?

(R)

Rio, a vida é um rio onde você navega comandando o seu próprio barco. Durante a viagem você encontra muitos portos, mas só um será o seu porto seguro. O conselho é que você carregue seu barco com sentimentos do bem e use-os com sabedoria para enfrentar as fortes correntezas que o desafiarão, até você ancorar no porto felicidade.
A felicidade é algo tão subjetivo. Para uns é uma conta bancária com muitas cifras e para outros,seria apenas dormir sem se preocupar se amanhã irá faltar comida para seus filhos.
A felicidade são momentos, pois vivê-la na plenitude é uma ilusão, mas acredito que ela habite no amor entre: maridos e esposas, pais e filhos, irmãos e irmãos, entre os amigos. E para os mais sensíveis, no amor do homem para com a natureza e para com os animais, que não maioria das vezes é o mais sincero dos sentimentos, alheio aos interesses que impregnam a alma do ser humano.

Irresistível ao paladar?

(I)

Impossível é resistir a um tambaqui assado na brasa com baião de dois, molho a vinagrete e farinha, rsrs. Para um Amazonense como eu, acho que isso é a glória da nossa culinária.

Brasileiro que considera notável?

(B)

Basta uma oportunidade, mas também devemos fazer por onde a oportunidade tornar-se palpável e foi isso que este brilhante homem fez - Joaquim Benedito Barbosa Gomes.

Brilham meus olhos quando vejo?

(B)

Bate forte o coração e os olhos brilham mais do que uma estrela cadente ao cruzar o céu em noite prateada, todas as vezes que vejo minha esposa e minha filha em uma redoma de carinho...

Eu jamais diria um não para quem?

(E)

Eu jamais diria um não a qualquer irmão meu que eu pudesse ajudá-lo. Para mim, ajudar alguém é somente entre eu, meu irmão e Deus. Abomino aqueles que se prevalecem da miséria dos outros para se autopromoverem.



Invenção que considera abençoada?

(I)

Incontestável, é a contribuição de todos aqueles cientistas que se empenharam para criarem medicamentos e vacinas que aliviam e que curam as muitas doenças da humanidade.

Respeito, mas não concordo?

(R )

Realmente até respeito, mas não concordo com a quantidade de cargos políticos em nosso país e o fato de que, para governar uma cidade e acho que até uma nação toda, o cidadão basta ser alfabetizado, isso é inadmissível!
Obrigado vou sempre dizer para quem?

(O)

O meu eterno agradecimento sempre será para Deus e para o casal que me adotou quando eu tinha apenas oito meses de vida... Pra mim é muito difícil falar sobre isso...
Amo vocês! Papai & Mamãe.

 
Interação de Marli Caldeira Melris
 
TIQUIM

SHOW DE PERGUNTAS...
E RESPOSTAS
SHOW DE RESPOSTAS...
E PERGUNTAS
Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 11/08/2015
Reeditado em 26/08/2015
Código do texto: T5342638
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.