Entrevista em Acróstico com J Estanislau Filho(Baseada em suas obras “A Moça do Violoncelo” e “Estrelas”)



J- Juntar a Psicóloga e a diarista em uma única mulher é Possível?

(J) Juntar dois protagonistas em um, é perfeitamente possível. A psicóloga pode ser uma pessoa simples, como a diarista e vice-versa.

E – Elisa,Valter e Frederico.Existe possibilidade de felicidade a três?

(E) Existe sim. Vai depender das afinidades. E das concepções de cada um. A poligamia é praticada em grande escala, apesar dos valores monogâmicos ser a norma. Hipócrita, feita as exceções de praxe.
Embora no conto, Frederico seja um felino.



S – Sentimento de posse ou amor desmedido traçou o destino de Teresa?

(S) Sim. Mais que isso. O amante de Teresa, além da posse e trata-la como objeto, é um personagem com transtornos mentais. Um desequilibrado. Sociopata.


T – Tem um certo charme a dosagem de amargura e doçura de Luciana?

(T) Toda mulher e por extensão, todas as pessoas têm tais traços. Luciana não é uma ficção. Hoje é adulta, casada e a conheci desde o útero. Acompanhei sua trajetória. Tem caracteres fortes. Gente como a gente.

A – A liberdade sexual conquistada por Fátima ainda é tabu para algumas mulheres,porquê?

(A) A liberdade sexual é uma conquista e passa por incompreensões e preconceitos. A repressão sexual é uma forma de apoderar-se do corpo das pessoas. É dominação. Se não somos donos sequer dos nossos corpos, o que mais nos pertence?

N – Necessidade excessiva de aventura de João Batista pode gerar solidão?

(N) Neste caso, pode ter também um transtorno. Pois esta ânsia de aventura pode ter sido engendrada pela repressão sexual. Pode levar à depressão, mas depende do sentido que a pessoa tem sobre a liberdade, uma vez que a liberdade de um, termina onde começa a do outro.

I – Irresponsabilidade ou coragem de ousar a atitude de Regina?

(I) Inquestionável e inalienável o direito da personagem ir e vir ao encontro das respostas de suas dúvidas.

S – Sonhar um caminho de paz é fazer o homem refletir o seu egoísmo?

(S) Sem rupturas com paradigmas fica difícil a construção de uma realidade sonhada. Mas os sonhos nos movem e comovem.

L – Levou ao leitor uma interessante reflexão sobre a morte,ainda é o maior mistério a ser desvendado pelo homem?

(L) Lograr a morte é impossível. Todos fazemos esta reflexão, em especial no avançar dos anos. Poucos a procuram, exceto no suicídio. Albert Camus, em O Mito de Sísifo, reflete: Existe apenas um único problema filosófico realmente sério: o suicídio. Julgar se a vida vale ou não a pena ser vivida significa responder à questão fundamental da filosofia.

A – Atitude necessária para despertar a população a cuidar do planeta?

(A) Aí voltamos de novo à questão de mudanças de paradigmas. O capitalismo, pela sua natureza é egoísta e predadora. Mas mesmo no capitalismo, precisamos trabalhar a questão da educação ambiental.

U – Um acordo de paz com os homens é possível como com os pardais?

(U) Uma vida está em movimento constante. É dialética, portanto é possível, pois acredito, que no final das contas, a humanidade optará pela vida. Ninguém é autossuficiente, necessitamos uns dos outros. Humanos em harmonia com a natureza.



F – Faz Itacaré parte de uma história de amor pessoal do autor...

(F) Ficção e realidade quase sempre caminham juntas.

I – Interessante seria lembrar um pouco do seu universo em poucas palavras...

(I) Importante mesmo são as ações. O legado que podemos deixar para as futuras gerações.

L – Liderança destrutiva,loucura ou carima?Como definir Paulo?

(L) Ligação complexa. Paulo é resultado da dicotomia alienação/libertação. É uma analogia da passagem bíblica de Lucas, capi. VIII, vers. 32 e segs.: " Ora andava por ali pastando no monte uma grande vara de porcos; e rogavam que lhes permitisse entrar neles. E Jesus lhes permitiu. Saíram, pois, do homem os demônios e entraram nos porcos; e logo a vara se precipitou com ímpeto por um despenhadeiro no lago e se afogou (...)" Quanto ao título do conto, foi tirado de um cidadão que morava no Bairro Industrial, que andava pelas ruas com esse bordão de Ruim até o Fim.

H – Haverá sempre um barco para o poeta apaixonado ancorar?

(H) Haverá sim. sempre.

O – Os segredos da casa citada no livro renderiam histórias para outros contos?

(O) O que já está acontecendo. À partir dele e da Arte de Espantar Pardais, nasceram os mini contos Outras Espécies, publicados no Recanto. Alguns títulos: Um Dinossauro em Minha vida; Cansado de ser Escorpião; As Formigas; Banho de Cachoeira, etc.
Obrigado, espero que tenha atendido às suas expectativas. Abraço fraterno.


          **********************************************************

Esta entrevista foi toda baseada no livro de conto e poemas de J Estanislau Filho,o de contos é “A Moça do Violoncelo” e o de poemas que se chama “Estrelas” o livro contém as duas parte.Espero que tenham apreciado a entrevista e os poemas publicados,apreciem apreciem dois pemas de sua autoria:

O Prazer e a Dor do Parto

filha ou filho
livro de folhas
a gente não olha
a gente come
e se farta
em cada página
viva
morta

personagens
trama
enredo
drama
humor
e dor
apego

amor !

não falha...

a gente lê
a gente conta
em cada folha
o filho a filha
palavra que calha
face exposta
o prazer
a dor
do parto:

festa...


J Estanislau Filho.


Poema ao anoitecer

O olho do dia começou a se fechar.
Devagar e bonito.
O sol se escondendo nas montanhas.
A noite é o dia dormindo.
Antes que o dia adormeça há uma luminosidade transitória.
Ponho os olhos no horizonte e o meu coração palpita.
O que é isto? Contemplo o dia adormecer...
Pássaros buscam abrigos. Há uma réstia de sol.
A zoeira do dia vai se dissipando.
Para dar lugar a outros ruídos.
Ruídos de silêncio.
A nuvem escurece.
As primeiras estrelas piscam. A lua.
Nova crescente cheia minguante...
Há noites de relâmpagos.
Há noites de luz e breu.
Sou micro diante da imensidão cósmica.
Mas a noite de hoje tem lua cheia.
Sou poeira cósmica.
Tão importante quanto o sol que foi dormir.

J Estanislau Filho


P.s:Quem quiser ler os textos de J estanislau Filho ou até aqquirir suas obras,as informações se encontram nos links abaixo:

e-mail jestanislaufilho@gmail.com
www.jestanislaufilho.blogspot.com
e-mail jestanislaufilho@gmail.com
www.jestanislaufilho.blogspot.com

J Estanislau Filho
jestanislaufilho.blogspot.com

www.recantodasletras.com.br/jestanislaufilho/autores
Fim da conversa no bate-papo
e-mail jestanislaufilho@gmail.com
www.jestanislaufilho.blogspot.com

J Estanislau Filho
jestanislaufilho.blogspot.com

www.recantodasletras.com.br/jestanislaufilho/autores
Ou seria www.recantodasletras.com.br/autores/jestanislaufilho
Fim da conversa no bate-papo
Tem também na Livraria Popular em Contagem



P.s:Iniciei esta entrevista em acrósticos baseado em obras de autores com J Estanislau Filho,se você escritor,possui alguma obra com uma série de contos e tem interesse em participar de entrevistas nesse formato para divulgação de suas obras entre em contato comigo...Um abraço e felicidades...
Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 02/04/2016
Reeditado em 03/04/2016
Código do texto: T5592599
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.