Ué...

"Ué...quié que tá acontecenu nesse mundo que as pessôa tão tudo senu malcriada uma caz ôtra.. ???

Cadê aquele jeitão simplão de se tratar ozôtro e de tê gentileza nas palavra...???

Num custa nada di tê iducação e tratá cum respeito, né memu...???

Óia, eu num sei ôceis, maieu tô triste de vê que esse mundão das telinha falante tá cabanu cum a filicidadi dos papo de cumadi, das cunversa dos cumpadi, das criança arrudianu nóis brincanu coscachorro e correnu na rua...

Tá fartanu mais amô nesse arado pra vê se brota as semente do bem...

Tá fartanu regá com alegria os dia e pedi que a chuva de compaixão móie a terra dos coração gelado desse povo... cuida das palavra que vai escoiê dizê..."

Lu!z@

🌧💭

18de Julho de 2.023

18.18h

Lua Nova

Chove e faz frio (...nos corações...)

•°•°•°•

Texto escrito em 'caiperês'.

Idioma típico das pessoas que vivem no interior, banhados de simplicidade e sabedoria.

Inspirado num texto que foi feito por uma inteligência artificial. (por um amigo que deu um comando de transcrição de um texto comum para 'mineirês' - linguagem típica da região de Minas Gerais/Brasil)

A partir disso, esse meu texto se desenhou.

Escolhi a categoria EXPERIMENTAL e TIQUIM...apenas pela fonética da palavra. Nem sei o que é 'TIQUIM' na composição da escrita...

Só sei que em mineirês TIQUIM é sinônimo de 'um pouquinho'...e eu sou um pouquinho caipira ...🤓

•∆•

Meu amigo solicitou a transcrição invertida (sem sotaque) do meu texto pra Jul-IA (ele deu nome pra IA dele) e deu nisso:

"Ah, quão estranho está o mundo em que vivemos, onde o decoro se perde e o respeito se esvai entre os seres humanos?

Onde está a simplicidade do tratamento mútuo e a gentileza nas palavras proferidas?

Não é pesado o fardo de se portar com civilidade e tratar o outro com respeito, pois não?

Vejo com tristeza o estado deste mundo dominado por telas falantes, extinguido o prazer das conversas amigáveis, das crianças que outrora brincavam com os cães e corriam pelas ruas.

Falta mais amor neste terreno para que possam germinar as sementes do bem.

Urge regar com alegria nossos dias e implorar por uma chuva de compaixão que molhe a terra dos corações gelados de nosso povo...

Escolhe com cuidado as palavras que pretende dizer..."

Lia Rowlands e Parceria >JUL-IA (a Inteligência Artificial do meu amigo tem nome) Foi uma curiosidade nossa esse experimento de linguagem.
Enviado por Lia Rowlands em 20/07/2023
Reeditado em 20/07/2023
Código do texto: T7841649
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.