Na mata da fazenda Anita, vivia um jabuti todo orgulhoso pois se achava o mais higienico de todos os animais pois se alimentava apenas de frutas e verduras.
Todos os dias saia da mata e vinha colher seu alimento todo empolgado humilhando os que encontrava pelo caminho, o primeiro era sempre o porco  a quem dizia:
_ Olá porcalhâo, não sei como é possivel ficar perto de voçê, teu cheiro é terrivel, se tivesse nascido nobre como o jabuti, não seria tão nojento.
O porco saia cabisbaixo e triste, afinal não tinha culpa da natureza tê-lo feito assim.
Encontrava a pobre minhoca e desdenhava dela por viver embaixo da terra sempre suja.
Essa situação era rotina e durava anos.
Um dia a minhoca convocou todas as outras e resolveram conversar com o jabuti, disseram:
_ senhor jabuti se não parar de nos humilhar vamos entrar em greve e o senhor não terá alimento.
O jabuti caiu na gargalhada pois o que aquelas minúsculas coisinhas nojentas poderiam fazer? E assim desafiou as minhocas.
Elas ainda advertiram terá que nos implorar para voltar-mos a fazer nosso trabalho.
Assim as minhocas de toda a região pararam de mexer na terra, e essa foi perdendo umidade e ficando cada vez mais seca e as árvores foram entristecendo e parando de produzir e o alimento sumindo na fazenda.
O jabuti já não encontrava alimento e sentia-se fraco quando resolveu pedir socorro as minhocas:
_Senhoras minhocas oque posso fazer para voltarem ao trabalho disse ele?
_Deverá anunciar a todos que as minhocas são importantes e necessárias tanto quanto todos os seres vivos. Que nada há na natureza sem necessidade. Que cada ser é útil, para a natureza funcionar em perfeição.
O jabuti saiu então a cumprir sua misão e as minhocas voltaram ao trabalho e as plantas voltaram a produzir  .
Carmem Lacerda
Enviado por Carmem Lacerda em 27/05/2011
Reeditado em 27/05/2011
Código do texto: T2996539