Voo para liberdade

Thachy Luna

Quando nasce e abri meus olhos à primeira coisa que vi foram ferros.

Depois minha mãe explicou que aqueles ferros eram grades que aprisionaram, os pássaros!

Sempre perguntei por quê? Mas ela nunca soube me responder.

Com passar do tempo, fui crescendo e fiquei adulto... Sempre almejando liberdade!

Todos os dias o nosso dono, um velho escuro que parecia ser bom (Mas se ele bom porque não soltara?)

Ele colocava nossas gaiolas para fora, penduradas em paredes.

Eu via o céu através das grades, que nos tira o gosto da liberdade, via também os outros pássaros a voar e cantar livres no azul do céu... Construindo uma família sentindo o vento bater em suas asas... Deve ser uma doce sensação!

Queria poder sentir o vento nas minhas asas, voando sob o céu a respirar liberdade.

Este pensamento sempre se repetia, e o sonho de ser livre crescia a cada pensamento!

E olhei o tempo passar e minha mãe envelhecer com ele, a cada dia mais fraca, sem penas e sem esperança então olhei para seus olhos tristes e para tentar animá-la disse: Mãe eu te libertarei é uma promessa! Uma promessa não cumprida, pois ela morreu antes que pudesse tentar alguma coisa.

E passando uns dias de sua morte apareceu um menino, neto do nosso dono que o fez lembrar-se dos tempos de escravidão e que se não fosse pela Princesa Isabel a assinar a Lei Áurea eles ainda seriam escravos, não entende o significado daquelas palavras o que posso dizer que elas foram à chave para minha liberdade, pois assim que aquele menino parou de falar ele abriu nossas gaiolas e voamos livres... Enfim!

Sai tão depressa que nem sabia que podia voar, voei por impulso... Voei tão depressa que me cansei rapidamente e pousei numa montanha e fiquei lá parado a descansar... Quando veio ao meu pensamento a lembrança de minha mãe e junto com ele um sentimento de culpa por ela não ter morrido antes de poder desfrutar aquela sensação maravilhosa que eu estava a vivenciar.

E por tempos e tempos contei esta história para meus filhos, que contaram para meus netos que certamente contaram meus bisnetos e de geração em geração esta história do Voo para liberdade será esta é a minha história!

Dachy
Enviado por Dachy em 27/05/2012
Reeditado em 24/08/2022
Código do texto: T3690084
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.