A LENDA

A Lenda

Há muito, muito tempo atrás, segundo a lenda dos índios pele amarela, no extremo do oriente, buscando uma explicação para paisagem singular do lugar onde viveram seus ancestrais, conta que: no tempo em que a terra não era terra, os deuses, em pessoa, estiveram lá e, diante do nada, começaram a entoar uma canção... “ Que se faça a beleza diante de mim ( e, os oceanos se fizeram profundos, azul e cheios de superfícies ). Que se faça a beleza por traz de mim ( e fizeram-se os rios caudalosos e cheios de vidas). Que se faça a beleza sobre mim ( fizeram-se os campos, florestas e as flores). E que se faça a beleza sob mim ( e, se fizeram o céu, o sol, a lua e as estrelas)”. Então, a terra ainda sem vida, ganhou dos deuses um coração e, imediatamente, ficou perdida de amores por eles. Vendo que iriam partir, arrumou um jeito de capturá-los por toda a eternidade dentro de seu próprio seio, então, resolveu desenhar o Himalaia , onde os deuses seriam aprisionados, os deuses, porém, percebendo ainda a intenção de seu projeto, não se deixaram capturar e foram embora antes mesmo de sua construção. A terra, então, resolveu, assim mesmo, construir o Himalaia, mas não mais como prisão e sim como templo de adoração permanente em memórias de seus amores. Todavia a tristeza volta e meia lhe ocorre e, como forma de pranteá-la, criou também os desertos. E, às vezes, furiosa, a terra manda os furacões, os terremotos e as tormentas que, de forma violenta, vão redesenhando toda a sua paisagem tornando- a ainda mais bela que antes. Contudo os deuses, misericordiosos, jamais a abandonaram de forma definitiva. De quando em quando, descem, em silêncio, ao alto do Himalaia só para contemplá-la, sem, no entanto, se deixarem capturar.

(Fábio Omena)

Ohhdin
Enviado por Ohhdin em 16/09/2012
Reeditado em 01/10/2012
Código do texto: T3884350
Classificação de conteúdo: seguro