SABEDORIA É CONVIVER COM OS CONTRATEMPOS

Um grupo de andorinhas revolveu partir para um outro lugarejo, pois durante um longo tempo viviam acuadas por constantes perseguições sofridas por animais maiores. Bastava um estalar de gravetos e se dispersavam aflitas por qualquer esconderijo. Era chegada a hora de uma grande decisão: viver em outros espaços, em outros campos, viver em paz ou enfrentar todos os acasos.

Além de inconformada com a mudança e atenta ao que se passava, uma das aves do grupo resolveu colocar a prova justamente naquele momento, a união das companheiras.

_ Será que não estamos sendo pessimistas e covardes com a situação que estamos vivendo? Será mesmo que só nos resta fugir e abandonarmos este lugar que tanto gostamos? Assustadas com aquela indagação se entreolharam por um breve instante como a procurar uma saída para tão conflitante situação. Até que uma outra andorinha resolveu colocar sua opinião, porém num tom bastante arrogante:

_ Não nos resta dúvida que este lugar seria ideal para o nosso grupo, mas como enfrentaremos os perigos que nos cercam? Esperar que nossos inimigos nos devorem é sinal de coragem? Não vejo saída, companheira. Somos presas fáceis para muitos animais que aqui também habitam. Apresentou-nos um magnífico discurso, mas nada mais que isso. Acho melhor cuidarmos de partir o quanto antes! Já estamos perdendo tempo. Encerrou a conversa sem dar chances para qualquer outra ideia “mirabolante”. Mas insistentemente a andorinha reafirmava sua opinião:

_ Se é assim que pensa ... estava apenas tentando achar uma solução e mostrar a todos do grupo que diante de um problema, devemos buscar uma solução, porque somente o tempo terá as respostas que hoje procuramos. Nenhum de nós poderá ter a certeza que o novo habitat será o “oasis” que tanto sonhamos. Pode ser melhor que aqui, mas também pode ser pior ... de uma coisa temos plena certeza; não teremos domínio do que está por vir.

_ Isso mesmo - disse uma outra andorinha em tom animado - quem poderá ter alguma certeza do que ainda havemos de enfrentar aqui ou em qualquer outro cantinho que arrumarmos ? “Tantas” já passamos! Não nos custa outras tentativas! E assim outras e mais outras foram se ”aventurando” na conversa. Rapidamente todo o grupo se animava e aos poucos ia tomando a decisão inversa do início da assembleia.

Mesmo se mostrando um pouco duvidosa, a andorinha que tinha como propósito retirar o grupo daquele lugar, acabou sendo democrática e aceitou que permanecessem por mais um tempo antes de partirem de vez. Iriam experimentar uma outra saída e ela não queria que o grupo a julgasse autoritária e radical, principalmente por ser muito considerada por todos, o que a fazia se sentir orgulhosa. Na verdade seu maior orgulho era pertencer ao grupo de andorinhas .

_ Passou o tempo. Tudo no vilarejo seguia tranquilamente. Veio a estiagem. Muitos animais migraram para não serem abatidos pela seca. Agora a preocupação das andorinhas tinha se voltado para a busca de alimentos que estava cada vez mais escassa.

Somente o tempo é capaz de aliviar um sofrimento com a mesma intensidade com que nos confrontamos com os nossos problemas.

Sandra Sampaio
Enviado por Sandra Sampaio em 19/09/2012
Código do texto: T3890670
Classificação de conteúdo: seguro