O governo dos bichos
 O papagaio saiu voando às pressas falando em alta voz:
- Venham todos, venham todos, chegou o grande dia...
A bicharada ficou toda agitada.
Enquanto isso, o papagaio falava mais alto:
- Venham todos, venham todos, chegou o grande dia...
Bem no alto da colina, estava quase tudo preparado – um grande show.
A Cigarra testava o microfone, o coelho acertava os pratos da bateria, a onça afinava sua guitarra, o louva-deus preparava sua equipe de dança, o mico-leão pegava o contrabaixo e fazia seu show. E os animais começaram a se ajuntar em volta daquele grande palco, mas nenhum deles sabia o que ia acontecer realmente.
A Cigarra, cantora profissional, começou o seu show juntamente com os dançarinos e foi um grande êxtase no meio dos bichos. De longe escutava a festa dos animais e aumentava cada vez mais o número deles.
De repente, entra no palco o Senhor Asno e a Cigarra passa o microfone a ele. Naquele instante houve um silêncio total no meio da bicharada porque todos queriam saber o porquê daquela festa. E ele começou a falar:
- Amigos, amigas, irmãos e irmãs, é um privilégio tê-los aqui nessa grande festividade e parabenizo-os pelo bom gosto de música, deu uma risadinha olhando para a cantora. E prosseguiu o seu discurso: - Queridos, todos sabem que esse ano será de grandes novidades em nosso reinado, mas quero deixar uma coisa bem clara, precisamos atentar para as mudanças e saber quem colocaremos para reinar sobre nós, é importante acordamos e levantar nossa cabeça. Preste bem atenção companheiros, tem quase 20 anos que estamos debaixo de um mesmo julgo, sofrendo, padecendo e não há nenhuma resposta para os problemas da floresta, há lugares que nossos amigos estão passando fome, destruição da mata, não há escolas, o sistema de saúde cada vez mais precário etc. Observem a família real e todo o governo, vivem do melhor todo o tempo e nós aqui perecemos. O silêncio dos animais foi interrompido pelos gritos do sagui no meio dos animais, e espalhou a todos os mesmos sentimentos. Naquele momento a floresta foi abalada porque abriram os olhos de todos eles
E todos os animais saíram pelas estradas das florestas reivindicando seus direitos, organizaram passeatas em frente à casa real e a dos ministros. O Rei Leão saiu de viagem com alguns de seus ministros e a floresta cada vez mais agitada e o policiamento não estava controlando.
O governo resolveu se pronunciar, prometendo soluções cabíveis e abstratas a bicharada. Realmente os animais começaram a ver as pequenas soluções, arranjos daqui e dali. Quando os animais viram o governo agindo em prol das reivindicações deles, começaram a se acalmar, acalmar e acalmar, por fim cessaram os tumultos e as desordens, portanto a floresta tornou o que era antes.
Passaram-se alguns meses, o grande falcão saiu nos ares com sua voz forte e contagiante dizendo: vejam só, vejam só, o Senhor Asno foi encontrado morto em sua residência, os médicos legistas disseram que foi vítima de um infarto fulminante; vejam só, vejam só, o Senhor Asno foi encontrado morto em sua residência.
 
 
Valmir Silva
Enviado por Valmir Silva em 09/04/2014
Código do texto: T4762554
Classificação de conteúdo: seguro