A riqueza da amizade

Em um lugar longínquo e distante morava um homem muito rico e muito sábio, que se dedicava a aconselhar e ajudar os materialmente e espiritualmente necessitados.

A sua casa era suntuosa e bela, ficava no alto da colina e recebia pessoas dos mais remotos lugares em busca de auxilio.

Este homem possuía um discípulo que o acompanhava em todos os momentos para aprender seus ensinamentos e um dia continuar propagando-os.

“Mestre. Está aí um homem que deseja vê-lo”.

“Sim, traga-o a minha companhia”.

Ao entrar no vestíbulo o homem indagou:

“Grande sábio, sou um homem rico, como faço para ficar ainda mais rico?”

“Arranjes um amigo e tú serás imensamente rico”

Achando a resposta descabida, o homem foi embora.

No dia seguinte veio um senhor de idade e indagou ao mestre:

“Sou um homem sábio, mas gostaria de ser o mais sábio do mundo, como faço?”

“Encontres um amigo e serás muito sábio”

O senhor então foi embora muito desapontado, pois pensou que o mestre lhe daria uma resposta sábia e não dizer aquele absurdo.

No outro dia chegou uma mulher que foi levada até o mestre.

“Eu sou bela, mas quero ser a mais bela do mundo”. Como consigo isso?

“Irás encontrar um amigo e serás imensamente bela”

A mulher o olhou com desprezo e foi embora.

Mais tarde chega um general:

““ Sou um homem poderoso, comando um exército, mas quero ainda mais poder, como o terei?

“Faça um amigo e serás muito poderoso”

O general, então, disse que o mestre era um charlatão e se foi.

O discípulo presenciava a tudo intrigado, mas esperou até que o mestre lhe explicasse seus ensinamentos.

Alguns dias depois, o mestre e seu discípulo foram à cidade e quando estavam na estrada que dava para a casa no alto da colina viram uma aglomeração e tumulto, então lhes disseram que a casa do mestre estava pegando fogo.

“Ó mestre e agora oque farás? Tua casa está pegando fogo, tuas riquezas estão lá dentro”.

“Não te preocupes estimado discípulo, minha maior riqueza está aqui ao meu lado e és tú meu grande amigo”.

“Sem amigos o rico usufruirá” a riqueza com os aproveitadores e falsos, o sábio será contestado pelos inimigos e sempre apoiado pelos bajuladores, faltando-lhe a sinceridade da amizade, o belo não terá sua beleza interior reconhecida, sendo apenas exaltados os atributos físicos e não seu caráter e o poderoso exercerá o poder pelo medo e a coerção, não tendo quem o siga por admiração e respeito’.

Então o discípulo aprendeu o quanto é valiosa uma amizade e ambos foram morar em uma pequena casa em um povoado, mas permaneceram ricos, sábios, poderosos e belos pela amizade um do outro.

Rose Wega
Enviado por Rose Wega em 19/07/2014
Reeditado em 22/09/2018
Código do texto: T4888083
Classificação de conteúdo: seguro