CONSELHO DE PAI

Cheio de problemas um jovem foi pedir conselhos a seu velho pai. Tudo para ele parecia dar errado, achava impossível lutar contra a correnteza da vida.

O velho e sábio senhor se encontrava sentado observando o correr das águas por uma cascata.

Depois de calmamente ouvir os lamentos do filho, o pai convidou-o a também observar a corredeira. O som das águas acalentou seu coração aflito. Após alguns minutos o pai perguntou:

- O que de especial você percebe nesta corredeira?

Observando com um pouco mais de atenção o rapaz podia notar vez por outra um peixinho saltando no ar corredeira acima, aquilo se repetia com freqüência, e não era apenas um, mas vários peixinhos numa luta frenética tentando vencer aquela onda monstruosa que os forçavam para baixo, nas rochas percebiam-se também alguns buracos onde alguns mais exaustos se recompunham para novamente retomar sua empreitada. Ora nadando, ora descansando e muitas vezes saltando sobre as águas, assim seguiam sua sina os pequenos heróis aquáticos.

Desse modo o jovem descobriu como vencer as correntezas da vida sem que elas o arrastassem para o fundo do poço. Primeiro deveria ter coragem e perseverança, mesmo que tudo pareça desfavorável deveria seguir sempre em frente, quando for muito forte devemos erguer a cabeça acima das águas respirando novos ares, quando nos cansarmos devemos procurar pontos de descanso e apoio em nossos amigos, necessariamente não precisamos vencer a batalha em um único dia.