ERA UMA VEZ, UMA BONECA CHAMADA MATRIOSHKA

Leve contigo palavras “Matrioshka”, são as palavras que se multiplicam com vida e significado profundo, que saem de dentro delas mesmas... (mms)

Era uma vez, lá na Rússia, um artesão que trabalhava sempre cantando, ele esculpia bonecas de madeira, e era muito feliz. Fez certo dia uma tão linda, que não havia dúvidas que fosse encantada. Yolenka sua mulher lhe disse: - Tomara que você não a venda. Peça um valor bem alto equivalente à sua beleza; assim, talvez ela volte para nossa casa.

Georgy assim o fez, e não tinha mesmo o desejo de vendê-la, apesar de sua necessidade financeira. Vendeu todas as mais simples, menos aquela boneca especial. Trouxe-a de volta para casa e a deixou sobre a penteadeira de sua mulher, no quarto. Ele disse à Yolenka, vamos chamá-la de Matrioshka!... A mulher ficou muito contente por ter uma boneca para conversar, pois se achava solitária, quando o marido ia para a cidade trabalhar.

Às noites no campo, com céu totalmente estrelado, antes de apagarem a lanterna para se deitar e dormir, perguntavam à Matrioshka: - Você está feliz? Amanhã será um dia feliz para nós todos?

E ela respondia sempre: - Sim, sim, dia feliz alegria sem fim!

Passado algum tempo, certa noite, após fazer a mesma pergunta à boneca Matrioshka, ela respondeu a Georgy que não estava mais se sentindo tão feliz, estava faltando-lhe companhia de outra bonequinha. Alguém que quando crescesse, fosse igual a ela! E chorando disse: - Para voltar a ser feliz quero um bebê-menina, igual a Yolenka, que falou-me que encomendou um bebê.

Georgy ficou pensativo, demorou a dormir, fazendo planos para tornar Matrioshka novamente feliz... Nessa noite sonhou como iria fazer!

No dia seguinte foi ao trabalho logo ao amanhecer. O artesão começou a esculpir uma filhinha para Matrioshka, idêntica a ela.
                           
De volta à casa, Matrioshka avistando Georgy, como por encanto - abriu-se pela metade, como uma caixinha de guardar biscoitos - e o artesão colocou Trioshka, [como resolveram chamar a pequena boneca], dentro de Matrioshka.

Os brinquedos das histórias crescem bem rápido, e Trioshka cresceu logo dentro da sua mamushka.

Em uma das noites seguintes, o que aconteceu?
- Foi a Trioshka que se manifestou, respondendo a pergunta de seu amigo artesão dizendo: - Eu também quero uma filhinha para ficar feliz igual à mamushka.

Mas uma vez lá foi Georgy esculpir outra boneca ainda menor que a chamou de Oshka, e a colocou dentro de Trioshka.
                  
      
Quando o artesão falou: - Ufa!! Achando que tudo estava resolvido, Oshka duas noites depois, pediu uma bonequinha também!... E lá se vai de novo, nosso artesão esculpir outra boneca ainda menor, com detalhes iguaizinhos às demais para deixar Oshka feliz.
                          
                            

Ele pensou... está cada vez mais difícil ir fazendo miniaturas de boneca com tantos detalhes, mas se eu não as fizer as Matrioshkas maiores irão chorar e ficar infelizes.

Mas na noite seguinte, antes de colocar a nova bonequinha dentro de Oshka, o artesão teve uma ideia...

Foi a seguinte: Para evitar que a novas bonecas pedissem mais filhas, e aquilo tudo não acabasse nunca, antes de colocá-la dentro de Oshka; Georgy - hábil com seu pincel de artista - deu-lhe um par de bigodes, mudando os cílios dos olhos e o vermelho da boquinha. Pronto!

Transformou-a em um boneco. Em um boneco-homenzinho!...
E assim com o nome de Rushka o boneco foi batizado, limitando dessa forma a longa linhagem da Matrioshka  
                   
             
                     
         
¹ORIGEM DA BONECA RUSSA MATRIOSHKA (MAMUSHKA)

A boneca russa Matryoshka (Matrioshka), (também conhecida como Mamushka - mãe, mãezinha) ou “boneca russa” na verdade é um conjunto de bonecas ocas de tamanhos decrescentes colocadas uma dentro de outra. O nome “Matryoshka" é proveniente de um nome feminino russo, “Matryona", que era um nome muito popular entre os camponeses na Rússia antiga. O nome “Matryona" , segundo muitos filologistas, possui sua raiz no Latim popular ou vulgar, que chegou a ser uma língua muito difundida no mundo então conhecido, ou seja, (Mater, matris, mãe), daí matrona que significa mulher casada respeitável e mãe de família; matriarca, a mulher chefe da família. (Sociedade Matriarcal). Portanto, para muita gente esta boneca simboliza a proteção pela mãe, o valor da maternidade; a fertilidade e perpetuação da família.
 
Normalmente as Matryoshkas são figuras de madeira que podem ser desmontadas para tirar uma menor de dentro dela, que também contém outra menor, e assim por diante. O número de figuras pode variar de três a dezenas, mas os conjuntos de cinco ou de sete são os mais comuns. Esse brinquedo típico da Rússia pode ser feito de diversos materiais, mas sua característica principal é o encaixe das bonecas ou bonecos um dentro do outro. O que realmente impressiona é a riqueza de detalhes com os quais são confeccionadas. Acabam por se transformar em preciosos enfeites, legítimos frutos de um antigo uso e costume, além de úteis, para quem as usar como porta-joias ou porta-trecos, por exemplo.


                                    
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 21/08/2014
Reeditado em 02/03/2015
Código do texto: T4930911
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.