Cascuda (A cascavel mal humorada!)

Sabemos que venenosas ou não, as cobras geralmente são tão desagradáveis que é difícil achá-las simpáticas ou belas, porém havia uma determinação do Leão, o rei da savana, de que todos os animais precisavam se respeitar, pois dessa maneira seria possível manter o clima de harmonia e paz, melhorando assim a convivência entre as espécies. Mas no meio da savana vivia uma cascavel, todos a chamavam de "cascuda", pois era muito estressada e mal humorada, não aceitava brincadeiras e nunca levava desaforo para casa.

Depois de tantas reclamações, o rei mandou chamá-la:

- "Macaco, peça para as águias localizarem a cascavel e diga que preciso lhe falar..."

Pouco tempo depois as águias já estavam sobrevoando a savana à procura de cascuda, depois de algumas horas localizaram-na discutindo com um lagarto, próximo a uma queda d'água, desceram rapidamente e se puseram no meio dos dois répteis:

- "O que está havendo? Podemos saber? Aliás, não temos tempo para isso agora...

... - Cascavel o rei mandou lhe chamar, você terá que vir conosco!"

Mesmo contrariada, a cobra foi levada pelas águias até o outro lado da savana onde encontrou o rei deitado na relva.

- "Olá cascavel, como está?"

- "Podia esssstar melhor sssenhor rei, ssse quer falar sssobre a dissscusssão que tive com o lagarto, já adianto que foi ele quem comessçou!"

- "Não é só sobre isso que quero falar, no geral quero saber por que és tão carrancuda e vive sempre de mal com a vida?"

- "Não ssssou nada dissssso, apenas não tenho passciência com bicho idiota e que sssse acha o último animal da arca de Noé!"

- "Certo e o que seus amigos acham disso?"

(Silêncio)

- "Me diga cascavel, o que seus amigos acham disso?"

Evitando olhar para o Leão, cascuda responde:

- "Não tenho amigossss!"

- "E porque acha que não tem?"

- "Simplessss, porque ssssou mal compreendida!"

- "Ok, então vamos fazer um exercício..."

Nesse momento o rei pediu que a cascavel então ficasse 15 dias sem responder ofensivamente a nenhum bicho e caso não seguisse suas recomendações seria banida da savana imediatamente. Logicamente que a determinação do rei não lhe agradava e não entendia porque tinha que segui-las, mas ele era o rei então não pôde contrapor suas ordens. Não demorou muito e logo de cara já apareceu o primeiro teste, passando em frente a um pequeno brejo, ouviu o coaxar de um sapo gordo e feio:

- "Ei cascuda, está atrapalhando meu almoço, acabou de assustar, com esse seu guizo, os meus petiscos!"

Nessa hora a cascavel não pensou duas vezes, abocanhou o sapo e o engoliu por inteiro, nos 10 dias que se seguiram, ela continuou passando pelo mesmo brejo e todos os dias engolia um anfíbio diferente. No 11º primeiro dia começou a pensar que o seu tempo estava acabando e precisava fazer alguma coisa, resolveu fazer outro caminho, foi quando encontrou o mesmo lagarto que havia se desentendido no episódio da queda d'água, achou melhor então resolver o assunto de uma vez por todas, aproveitou que era "flexível" e decidiu ser "maleável" com o lagarto, se controlou, contou até dez, engoliu seu orgulho e pediu desculpas pelo mal entendido, satisfeito o lagarto aceitou suas desculpas, virou as costas e foi embora.

No 12º dia encontrou novamente o lagarto, conversa vai conversa vem e os dois acabaram descobrindo que tinham muitas coisas em comum, surgia ali a primeira amizade em potencial da cascavel. Nos próximos dois dias, os encontros se repetiram e o círculo de amigos aumentou, já tinha rinoceronte, zebra e chimpanzés e a cascavel, já não era mais tão cascuda como antes. Porém, seu prazo havia acabado no dia seguinte teria que prestar contas ao Leão, lembrou do que tinha acontecido nos primeiros dias e tinha certeza que seria banida.

No dia seguinte, foi levada pelas águias novamente a relva onde se encontrava o rei:

- "Olá cascavel, como está?"

- "Podia esssstar melhor sssenhor rei..."

- "O que houve dessa vez? Brigou com o lagarto de novo?"

- "Pelo contrário, essstamos nos dando bem agora..."

- "Então..."

- "É que nossss primeirossss diassss eu tive que 'engolir alguns saposssss' pra controlar a minha raiva, então acredito que por esssssa minha atitude serei banida..."

- "Veja bem, muitas vezes fazemos algo contrariado, nos sentimos insultados e dá vontade de revidar eu sei, então nesses casos, acabamos 'engolindo alguns sapos', porém, com o tempo a gente aprende que engolir sapos não adianta muito, pois dessa maneira acabamos acumulando ressentimento... Então, o melhor a se fazer é ter 'jogo de cintura', ter flexibilidade para aceitar uma nova situação, maleabilidade para adaptar-se a mudanças inesperadas, mas sem desestabilizar-se..."

- "Então ressssumindo ssssenhor Leão, eu sssserei ou não banida?"

- "Não minha amiga, acredito que tenha entendido que nós é que somos responsáveis pela nossa felicidade e ela não depende de ninguém para reinar em nossa vida, a não ser de nós mesmos, então está livre para viver a sua vida, aproveite a companhia de seus amigos e seja feliz..."

Moises Tamasauskas Vantini
Enviado por Moises Tamasauskas Vantini em 26/09/2014
Reeditado em 26/09/2014
Código do texto: T4977545
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.