A Causa do Mal

Um velho sábio deixou seus discípulos e saiu pelo mundo disposto a encontrar e resolver a causa de todo o mal que aflige a humanidade. Algum tempo depois chegou numa vila de pescadores onde muitos homens estavam sem trabalho e as crianças sem o que comer. Ele pensou:

- A fome e o desemprego realmente é um grande mal.

Analisando a situação notou que os pescadores não respeitavam a época de desova dos peixes, nem o tamanho mínimo dos que eram apanhados, além disso, não aproveitavam o potencial turístico de sua bela vila, nem tão pouco cultivavam os férteis campos próximos ao vale do rio.

Mais uma vez ele pensou: Esta não pode ser a causa do mal. Pois bastasse um pouco de boa vontade que não faltaria trabalho e nem haveria fome.

Mais alguns dias se passaram, e mais distante sua caminhada o levou, agora estava em uma cidadezinha bem pitoresca. Alguns dias revelaram que aquela cidade era governada por políticos corruptos e a violência dominava as ruas.

-Realmente a violência e a corrupção são as fontes e um grande mal.

Mas isso era fácil de resolver, basta eleger pessoas integras e não acreditar nas demagogias de políticos de ocasião que a corrupção termina e com ela a violência vai junto, devemos ser participativos e cobrar de nossos representantes.

Continuando sua busca, agora encontrou um bando de pessoas doentes de varias enfermidades.

-A doença é uma forte e interminável fonte de maldades, pois ela não faz distinção entre crianças ou velhos, pobres ou ricos.

Ali onde se amontoavam aquelas pessoas não havia higiene, esgotos corriam a céu aberto, casas pouco ventiladas e muito menos hospitais por perto. Isto era fácil de resolver, bastava um pouco de mobilização das pessoas que as coisas tomariam outro rumo.

E assim foi, por onde passou sempre havia um grande mal juntamente com uma simples solução. Depois de anos e muito cansaço voltou desanimado para casa.

Ao chegar foi cercado por seus saudosos discípulos, todos curiosos para saber se seu sábio mestre havia descoberto a grande causa do mal que aflige a humanidade.

Desanimado e sem resposta sentou-se, pensou um pouco e por fim sorriu:

-Sim, descobri a grande causa dos males do mundo.

-Qual é a causa mestre? Perguntaram a uma só voz.

-São as pessoas que possuem os conhecimentos para mudar para melhor e preocupadas consigo mesmas não os põe em praticas.