A VOZ DA FLORESTA

O papagaio era o mais informado dentre os animais da floresta. Todos o procuravam em busca de novidades, às vezes ia de árvore em árvore divulgando as boas novas da mata. Assim ele era uma das criaturas mais respeitada e bem vinda nas rodas de conversa.

Mas um dia isso mudou. Com o avanço da tecnologia e dos meios de comunicação a bicharada passou a ter acesso quase instantaneamente às noticias, seus serviços já não eram mais necessários, suas novidades se tornaram obsoletas.

Muito triste começou a sentir-se inútil. Sempre que tinha uma nova história alguém a espalhava ficando ele sem assunto.

Acostumado a ser o centro das atenções, agora desprezado passou a observar seus vizinhos. Descobriu a mania de limpeza do esquilo, o número de filhos do coelho, as saidinhas noturnas da coruja e tantos outros hábitos secretos quem nem acreditava.

Começou assim sua nova carreira na mata; ia à toca da onça contar o que descobriu do sabiá, na casa do gambá falava da marreca, de galho em galho lá estava com seu bico solto a deitar conversa sobre seus amigos. Durante um tempo todos lhe ouviam, mas enquanto contava sobre um, investigava a vida do outro, porém disso ninguém gostava.

Hoje sempre que bate em uma porta, esta é fechada sem ao menos ser atendido.

Ninguém quer expor sua privacidade aos comentários alheios, a fama de fofoqueiro o tornou uma das criaturas mais solitárias da floresta, para ouvi-lo só se for outro papagaio. Por isso que eles só andam em bando, cada um tentando gritar mais alto que o outro.