Lenda do Encantado
               
 
                     
 
                Pergaminhos muito antigos encontrados nas reentrâncias de uma pedra, escritos em idioma desconhecido, quando decifrados revelaram a história de um grande amor.
                Diz a lenda que um destemido guerreiro caiapó apaixonou-se perdidamente pela filha do Chefe da Tribo, tendo seu amor sido correspondido pela princesa. Entretanto a moça era prometida em casamento ao Feiticeiro da Aldeia.
                A força desse amor era tão grande que, mesmo proibidos, eles se encontravam em segredo às margens de um riacho de águas cristalinas. Certo dia, porem, foram surpreendidos pelo bruxo que, tomado de fúria, atirou sua lança para o alto e no local onde a arma caiu abriu-se uma enorme cratera na rocha, transformando a jovem índia em uma bela cachoeira e seu amado em uma árvore que, por castigo eterno, ficou no lado oposto. Todavia o amor, mais forte que o ódio, moldou o guerreiro em uma raiz dessa árvore, ficando o jovem índio disfarçado na forma de um animal da época que permanece, ainda hoje, velando pela amada, encantado com a sua beleza, mas sem jamais poder alcançá-la.

Nota do autor:
A foto mostra a raiz e a cachoeira existente na RPPN Vale Encantado.  Delas se originou o nome do local. 
Desenhos dos índios: INTERNET.