UMA AÇÃO CONJUNTA

UMA AÇÃO CONJUNTA

Uma vez estavam algumas formigas reunidas no formigueiro, todas em repouso, pois naquele dia estavam todas muito cansadas, porque haviam trabalhado muito e não queriam ser incomodadas.

E, neste mesmo momento, uma formiga de outro formigueiro, lutava sozinha, trabalhando na floresta. Depois de tanto trabalhar, desesperou-se e começou a falar sozinha, dizendo:

__ Deus, não aguento mais, pois eu sou tão pequena numa floresta desse tamanho. Me perdi das minhas companheiras e não consigo sozinha levar estas folhas, até porque não sei mais o caminho de onde de onde vim.

De repente, ouviu uma voz que dizia:

__ Não desanime pequena formiguinha, sua luta é dura, mas você é capaz. Procure se destacar no meio da floresta, fazendo do jeito que você pode e sabe. Pense nas suas qualidades, porque defeitos todos têm, e procure desenvolver suas habilidades com altivez e sabedoria.

__ Mas, o que faço? Peço ajuda? A quem?

__ Una sabedoria e humildade e vá a luta, formiguinha.

Não ouvindo mais a voz que viera do além, a formiga se sentiu encorajada e começou a gritar:

__ Socorro! Socorro! Quem tiver me ouvindo, me ajude.

Como no formigueiro estava tudo sutil, começaram a ouvir gritos de pedidos de socorro. Ao ouvir os gritos uma das formigas correu e foi logo ver o que estava acontecendo. Ao chegar no meio da floresta encontrou aquela pequena formiga muito atarefada com muitas folhas para carregar. Não hesitou, e foi logo oferecendo sua ajuda. Mas, vendo que sozinha não dava conta, voltou e convidou as amigas que estavam descansando para fazer uma boa ação.

Algumas se prontificaram a ajudar, outras disseram que não iam ajudar ninguém. Não davam conta nem dos seus afazeres, preferiram ficar em casa se repousando. Mesmo assim, as que quiseram ajudar saíram em grupos rumo à floresta. Chegando lá, em uma ação conjunta, começaram a ajudar a formiguinha que ficou muito feliz quando viu aquele mutirão.

Umas a ajudaram com as folhas, outras foram tentar encontrar o lugar de onde viera aquela corajosa formiga. Estavam sempre atentas e em contato, formando uma corrente para que tivessem êxito. Não demorou muito para que todas ficassem felizes, porque logo encontraram a casa da desaparecida e a entregaram sã e salva para as companheiras que já estavam em desespero, sem saberem o paradeiro da companheira, além de levarem comidas para todos.

Ali, no mesmo momento, firmaram uma grande amizade entre formigueiros, certas de que teriam encontrado uma nova família e de que teriam feito algo de bom para ambos.

Voltaram para casa, felizes da vida, e contaram sobre o acontecido às demais que não quiseram participar dessa belíssima atividade. Pois, com certeza, perderam a oportunidade de praticar o bem naquele dia.

MORAL: Nunca devemos olhar só para o nosso próprio umbigo. Ajudar alguém não faz mal a ninguém, pois, o trabalho, ou qualquer atividade, feito em conjunto traz maiores resultados e a certeza de que unidos e interagidos somos mais fortes diante de qualquer obstáculo.

Lembre-se : Quando fazemos algo de bom ou de ruim, não fazemos para o outro, mas para nós mesmos.

( Autora: Maria Dionésia Santos da Silva em Janeiro 2012)

Dionésia Barros
Enviado por Dionésia Barros em 08/07/2015
Código do texto: T5304323
Classificação de conteúdo: seguro