Nunca coloque todos os ovos em um cesto só

Um galinheiro, e uma lenda! Que havia chances de se tornar dono do império das galinhas, pra isso precisaria que todos os seus ovos fossem chocados em uma área de predadores. Se obtivesse sucesso, a galinha seria a Rainha, a dona do império da galinhada. Muitas tentaram e entraram em falência, perdendo todos os ovos que poderiam chocar em vida, muitas entraram em depressão por conta de perseguir esse sonho maluco e sem fundamento.

Uma galinha totalmente louca perseguia esse sonho. Todos os 8 ovos da galinha foram para o cesto mais próximo da toca da raposa. Se a raposa não os ver, os pintinhos serão os mais fortes de todo o galinheiro, pois desde novas aprenderão a viver ao lado de uma raposa. Que arriscado, hein, galinha!! Poderia ela, por um ovo apenas próximo à toca, pois se a raposa o descobrisse apenas um pintinho arriscaria. Tentei convencer a galinha!

- Galinha, você está pondo todos os ovos em um galinheiro só. Isso é uma loucura, você vai ficar sem ovo nenhum! A raposa comera todos ele se descobrir.

- Oi? Você é louco? Essa é minha maior chance de ser poderosa, com filhotes fortes.

- Mas você não pensou se a raposa pega seus preciosos ovos?

- preciosos? Eu ponho 280 ovos por ano, eu tenho aqui somente 8 ovos. Se eu perder esses ovos, ainda terei 272 ovos para chocar no período de um ano. Você dá muito valor aos ovos.

- Mas eles não são preciosos?

- preciosa é minha vida e minha felicidade!

- Tudo bem, mas e os próximos ovos vocês os porá onde?

- próximo a uma toca de raposa! Disso não abro mão!

- Isso sequer faz sentido. Desse jeito você nunca vai vingar ovo algum. Quem ganha com isso só são as raposas.

Eu não consegui convencer de nenhuma forma a galinha. Quem poderia ensiná-la? Claro, sempre ele: o tempo! Eu ficaria de tocaia, sempre olhando a galinha e os seus ovos, pra ver a raposa os comer e aos poucos ir percebendo que a galinha adotou uma estratégia errada. Ela iria me entender e começar a colocar um ovo em cada lugar.

No dia seguinte a raposa acordou com uma fome gigantesca, achou os 8 deliciosos ovos da galinha e os comeu. A galinha voltou mais tarde e se deparou que todos os seus ovos haviam virado comida, ela está se lamentando. Eu claro, não gostei de ver a galinha daquele jeito e tentei novamente conversar com ela.

- Está triste, né, galinha? Viu como você dá valor aos seus ovos? Você continuará os perdendo tão facilmente?

- Eu estou chateada mesmo. Quem gosta de perder ovos? Ninguém! Mas eu acredito que uma hora conseguirei chocar meus ovos próximos à toca.

- Esposas são bichos espertos, galinha! Não faça isso novamente, por favor. Vou te apresentar a uma outra galinha, amiga minha, que tentou por ovos ao lado da alcateia de lobos.

Ela aceitou conhecer minha amiga galinha. E eu expliquei para minha amiga o que a galinha estava fazendo.

- Oi, amiga! Essa galinha está tentando chocar ovos ao lado da toca da raposa. Trouxe ela aqui pra você falar do dia que você pôs todos os seus ovos ao lado da alcateia.

E ela conversou com a galinha.

- Você é louca? Não faça isso, por experiência própria não ponha todos os ovos lá. Você pode perder tudo o que você tem! Eu coloquei todos os meus ovos ao lado da alcateia e os lobos devoraram todos os meus ovos, fiquei sem nada. Entrei em falência! Então aprendi! Depois coloquei meu ovos espalhados, apenas um eu deixei ao lado da alcateia. No outro dia, o ovo ao lado da alcateia havia sido comido, o que deixei no pasto, também havia sido comido, o ovo que pus próximo à lagoa, foi pisoteado. Mas os outros 4 ovos vingaram, e cresceram lindos pintos.

- Mas você se tornou dona do império das galinhas?

- Não. Os pintos que cresceram, não cresceram em lugares perigosos para serem fortes líderes.

- Então pra mim não serve. Eu quero ser a dona do império das galinhas.

- Eu também já quis isso, minha amiga galinha. E a única coisa que tive foi todos os ovos comidos e falência. Não tive um filhote companheiro por quase toda a vida. É isso que você terá também. Diversifique!

- Tudo é questão de sorte e estudo! Eu estou estudando a cada dia que ponho ovos, qual o melhor lugar para se por todos os ovos! Se um dia eu acertar, Serei a dona do império das galinhas. E se eu errar, terei paciência, pois terei mais ovos pra botar.

- Mas você será uma galinha que não desfrutou dos seus ovos, será uma galinha solitária.

- Eu sou feliz! Ovo não é sinônimo de felicidade. Acredite em mim.

- Como pode você ser tão desapegada aos seus ovos? Inacreditável

- É meu desapego aos ovos que me faz ter coragem de apostar todos eles. É esse desapego que fará com que eu possa me tornar a dona do império do galinheiro.

- Não concordo com você, galinha! Já pensei exatamente igual e fiquei sem absolutamente nada! Vai chegar um dia em que você não poderá mais por ovos e não restará mais nada a você! Pense no seu futuro, galinha.

- Tudo bem, obrigada por compartilhar comigo sua história.

Que cabeça dura essa galinha possui. Ela terá que aprender da pior forma, mesmo vendo várias outras galinhas que já erraram exatamente igual. E eu resolvi ficar acompanhando pra ver se ela mudaria de opinião por conta própria.

E sempre que ela botava em local perigoso, vinham as raposas e comiam seus ovos. Tudo exatamente igual, como era previsto! E todos os dias ela se entristecia. Vez ou outra eu ia até ela e tentava convencê-la a diversificar os ovos. Eu tinha certeza que um dia ela entraria em falência que nem minha outra amiga galinha se ela continuasse agindo da mesma forma.

Eis que resolvi tomar uma atitude. Iria agora chamar a melhor equipe de galinhas, galinhas de diversos galinheiros, dos mais pertos aos mais distantes! Composta por galinhas de sucesso que haviam distribuídos seus ovos. Reuni também galinhas que perderam todos os ovos arriscando tudo, mas que mudaram de conduta e se tornaram galinhas de respeito. Galinhas com inúmeros filhotes e ovos sendo chocados livres de perigo. Elas sabiam que aquele sonho de se tornar uma dona do império de galinhas era um sonho tolo que ninguém conseguiria realizar, pois as raposas eram animais espertos. Todas elas toparam se reunir e ir até a galinha para ensinarem-na a forma certa de diversificar os ovos e ser uma galinha de sucesso como elas.

Depois de reunidas todas as galinhas, cerca de 200 galinhas de sucesso, formaram um batalhão e foram até a galinha. Saíram procurando a galinha. Procuraram, procuraram e procuraram e nada de achar. Procuraram cada vez mais e nada! Então me pus a chorar, vi a imagem na minha cabeça dela entrando em falência e abandonando o galinheiro, ou até pior, virando também comida de raposa. Chorei bastante, o pior de tudo é que eu havia alertado tantas vezes. As outras galinhas de sucesso se lamentaram também, ao me ver chorando, foram prestar condolências. Uma triste história que poderia ter outro desfecho se ela aprendesse a ter ouvidos, mas ela não teve e foi engolida pelo próprio ego... opa... calma aí... o que é aquilo ali?

De repente a galinha ressurge com seu uniforme de rainha, com vários filhotes fortes e viris. E eu fico como? Boquiaberto, assim como todas as outras galinhas de sucesso. Mas agora na verdade, a grande galinha de sucesso era a galinha que eu queria mudar. Ela estava certa. Ou talvez não houvesse ninguém errado. A galinha se tornou, pela primeira vez na história daquele galinheiro, a dona do império da galinhada. E ela deu o seu relato para a revista "Chicken Forbes", acompanhe:

"Sempre fui uma galinha desapegada dos ovos, isso me fez ver os ovos como aliados e não como problemas. Se eu os perdesse, eu não ligaria. Poria mais desses ovos logo depois. E se um dia eu não pudesse por mais ovos? Eu não tinha medo do futuro, o medo do futuro nos faz arriscar menos, sermos mais covardes, eu diria. Eu simplesmente ficaria na mesma! Ora somos frutos do mundo, e não temos o que perder, nascemos apenas com as penas e com elas partiremos desse mundo, às vezes vale a pena arriscar não é mesmo? haha. Bem arrisquei, e muito! Desde os primeiros ovos que pus numa zona arriscada, com alta incidência de raposas famintas, eu saia de perto dos ovos e ficava observando quais as áreas próximas à toca que as raposas passavam menos. E descobri que as raposas evitavam pontos onde pudessem ser avistadas por aves de rapina, comecei a estudar que essas aves não estavam interessadas em comer meus ovos, mas estava loucas para comerem as raposas. Coloquei meus ovos próximo à toca, mas também no campo de visão das aves de rapina. Uma ou outra raposas se aventuravam e iam comer meus ovos, mais com o tempo eram perseguidas pelas aves de rapina e começaram a desistir de ir comer meus ovos. Enfim consegui chocar 10 ovos, enquanto encarava corajosamente uma raposa, ambas tinham coragem por fora, mas ambas morriam de medo por dentro. Ela não me atacou e saí de lá com belíssimos pintos pelo lado do campo de visão das aves de rapina. Ou seja, estudei muito onde seriam colocados todos os meus ovos e a única certeza que eu tinha era que a cada dia eu estava mais perto de conseguir essa incrível façanha, eu sabia exatamente que eu estava indo contra a maré. Uma outra galinha me avisou que eu estava fazendo errado, que o correto era diversificar os ovos para não ir à falência, mas regras existem até serem quebradas e postas em prova. Não que aquela outra galinha estivesse errada, longe disso, muitos ovos dela prosperaram, e boa parte dos meus viraram alimento de raposa, mas hoje eu me tornei uma Galinha rainha, porque eu acreditei em mim, nos meus estudos e não nas ditas "galinhas de sucesso", pois eu posso ter sucesso optando por caminhos diferentes, afinal, não há sucesso apenas em uma porta, em todas as portas há sucessos e fracassos. Arrisquei tudo e ganhei muito com isso."

Agora minha mea-culpa. Eu estava errado. Sempre acreditei em uma ideia engessada, acreditando na minha visão e condenando as demais. Não há erro algum se você quer investir tudo em apenas um local, mesmo a teoria sendo para "não por todos os ovos em um cesto!" Há histórias de sucesso em ambos os casos, o que muda é o grau de risco. Alguns vão arriscar mais e ganhar muito ou perder muito, outros vão arriscar menos e ganhar menos ou perder menos. Não há regras certas, quando o que se faz é feito com determinação, observação e estudo. Surgirão muitos gurus querendo determinar uma regra considerada ideal, fuja delas. Elabore suas próprias ideias. Saiba o que seu vizinho pensa, mas pense com o seu cérebro, nunca com o dele.

Fron Monseus
Enviado por Fron Monseus em 27/07/2021
Código do texto: T7308240
Classificação de conteúdo: seguro