o grilo travesso

Era uma vez um grilo travesso que era bem distraído. Não se importava em ser abatido por algum animal que o via como alimento. Certa vez passou um susto: quase foi engolido por um sapo. O sapo disse:- Cuidado rapaz, assim você não viverá muito tempo! Presta atenção, a vida é como um sopro, deve cuidar melhor de si mesmo!!!

- Que nada, respondeu o soberbo grilo. Eu quero é aproveitar a vida, se ficar me preocupando com perigo, deixo de curtir a minha liberdade.

Mas o sapo avisou novamente: _ estou avisando enquanto posso, se vier outra espécie, poderá não ter a mesma sorte.

- Nada, eu sou esperto, não será fácil me pegar!

Então o sapo seguiu o seu caminho.

Cantarolando foi o grilo saltador, buscando aventuras sem pensar no aviso daquele amigo.

Mas, à hora do almoço, começou a sentir fome. Viu suculentos insetos ao longe, o que seria um boa refeição.

-Oba, agora vou comer até cair!! kkk

Pra quê me preocupar com a vida, se tenho comida à minha disposição e fácil assim!!!

A fome do grilo era tão grande que não percebeu a estranha facilidade, pois os insetos não se moviam, mesmo quando ele se aproximava.

- Agora vou parar e descansar enquanto como esses insetos!

Porém, não seria tão simples assim!

Ao chegar perto de onde estavam os insetos, percebeu que não pisou no galho, mas numa teia. Como nada viu, continuou a pisar. Esqueceu que grilos fazem parte da alimentação das aranhas.

Enquanto ia em direção aos insetos, a aranha, despertada por seu barulho, seguiu silenciosamente entre galhos atrás do imprudente invasor.

-Enfim, vou comer e sair antes que a aranha apareça!

-Não conte com isso, seu grilo! Disse a aranha quase em cima dele!

-Você não sabe como nós aranhas somos sensíveis ao movimento?

Pálido, o grilo respondeu: - Dona aranha, andei muito e estou faminto, você tem muita comida, não poderia ceder um pouco?

Afinal, devemos respeitar uns aos outros, não?!

-Conheço sua fama, caro grilo, sei que não costuma ouvir conselhos. O sapo contou como ignorou seu aviso!

-Ah, estava brincando, ouvi sim, disse com voz trêmula o agora medroso grilo.

A aranha retrucou: -Agora você quer que deixe você comer e partir. Invadiu meu espaço para roubar minha comida, poderia ter me pedido antes de agir assim! Na vida devemos respeitar o que é dos outros, pedir com gentileza e esperar sua vez!

Se tivesses ouvido o conselho do sapo, teria aprendido importantes lições!

-Sim, sim, eu já sei. Por favor, pode me dar um pouco de alimento?

-Por estar com medo, pede. Você faz parte da minha cadeia alimentar, tenho família e preciso me alimentar bem!

Depois dessas palavras, a aranha envolveu com suas teias o insensato grilo.

Moral da história: quando ouvimos conselhos de quem deseja nosso bem, devemos refletir. Não podemos fazer o que queremos o tempo todo. Precisamos respeitar limites, pessoas. Se não, os perigos irão nos "devorar!"