O Leão e a Gatinha

Certo dia, a gatinha saiu para passear. Foi a uma festa no meio da floresta. Havia bichos de todos os jeitos, para todos os lados. Eram animais selvagens, insetos, animais domésticos, enfim, toda a bicharada esteve presente naquela festa animada.

A gatinha foi até a venda de bebidas e pediu um refrigerante:

- Boa tarde, você poderia me servir um refrigerante de guaraná?

- Sim, pois não. - respondeu o senhor tigre.

Ao sair com sua bebida, a gatinha encontra um leão que logo se aproximou.

- Olá gatinha, o que faz aqui sozinha?

- Eu vim apenas comprar um refrigerante. Estou com alguns conhecidos. - respondeu ela.

Os dois ficaram conversando por algumas horas. O leão surpreendeu-se com tamanha inteligência. A gatinha sabia se expressar muito bem.

- E você, com quem está aqui? - perguntou a gatinha ao leão.

- Eu sou o rei da festa. Todos aqui estão comigo.

O leão era vaidoso e muito egocêntrico.

A gatinha logo percebeu.

- Ah, que bom que não está sozinho. - disse ela saindo de fininho.

Aonde você vai? - perguntou o leão.

Já é tarde, estou indo embora. Foi um prazer conhecê-lo.

O leão não gostou muito daquela situação. Todos queriam sua presença, mas aquela gatinha não lhe deu mais atenção. O leão ficou meio frustrado. Então foi atrás da gatinha e disse:

- Fica mais um pouco. Me sinto sozinho aqui.

A gatinha logo retrucou: -  Mas você não disse que é o rei da festa e que todos aqui estão com você?

- A verdade é que nem todos são meus amigos. - disse o leão.

- E por que você não me falou a verdade? - respondeu a gatinha, chateada.

- Eu achei que você também era igual a todos. - o leão respondeu meio envergonhado.

A gatinha foi bem honesta com o leão e falou:

- A verdade é que você se acha o centro das atenções. Fica se exibindo para todos.

Pois eu lhe digo: nem todos que estão ao teu lado são amigos verdadeiros. Mas você é muito egocêntrico e vaidoso para perceber. Eu te dei atenção e não bajulei você. Eu sou amiga de verdade, por isso falo para você com sinceridade.

O leão naquele dia aprendeu uma lição. Ser verdadeiro consigo mesmo e aprender a não querer ser sempre o centro das atenções, pois nem todos vão se aproximar pelo o que você é, mas sim pelo o que você pode oferecer. Mas principalmente, aprendeu que deve ser sincero e honesto.

MORAL DA HISTORIA: Muitas vezes nos sentimos sozinhos em meio a multidão. Algumas pessoas só se aproximam pelo o que podemos oferecer e não pelo que somos. A vaidade pode nos trazer complicações. Quando elevamos nosso ego e subestimamos aqueles que podem ser de verdade, corremos o risco de perder verdadeiras amizades. Devemos ser sinceros com os outros e com nós mesmos.

Renata Carlos