Um reino chamado Brazoo

Em um reino animal distante vivia um rei muito poderoso, detentor das "lei dos bichos", uma fera ignóbil que mandava prender e soltar, fazia acontecer e até fraudar. Seu nome Vs. Majestade; Elefante de Merdais.

Do outro lado do império vivia outro não tão poderoso, mas chefe do Palácio do Pato; o Exmo. Sr.: Molusco, um velho, já cansado e sem prumo, que adorava uma tal de Canja de galinha, se fosse só o caldinho já tava de bom tamanho.

Seu testa de ferro, e olha que testa! o vice e meio amigo; Rato Atchim, meio aliado e sucessor um tanto quanto duvidoso...

Os ministros do reino eram centenas, mas eis aqui os mais relevantes: Marmota na Grade (Min. da Fazenda), Baratinha da Silva (Min. Meio Ambiente), Camelo Sacana (Min. Educação), Ruim Lagosta (Min. Do Caixa2 Civil), Sagui Gagajara (Min. Indianista ), Anta de Sapatilha (Min. Relações Institucionais) entre outros.

Essa fauna de "autoridades" suspeita e sinistra, quis alterar o rumo daquele reino. Foram manobras, conchavos, corrupção para manter-se no poder. Mentiam o tempo todo. Utilizavam-se da sensura e da força da cavalaria vermelha para atacar os pobres animais que clamavam por verdade e justiça.

Um reino tão podre quanto o da "Dinamarca" cujas aves de rapinas sobrevoavam sobre o histórico da corrupção e o peso da rejeição.

A população de bichos se rebelava com o autoritarismo do rei e a inoperância e mediocridade do chefe do executivo.

Moral da história:

Os livros de historias de La Fontaine, já relataram que um reino tão insolúvel e de comandantes tão obtusos sempre foram fadados a ruina e ao fracasso. Será?

Sérgio Russolini
Enviado por Sérgio Russolini em 13/01/2023
Reeditado em 13/01/2023
Código do texto: T7694182
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.