Contos do poeta: As aventuras da galinha Tunica em: Cuidado com o gavião!

Tunica tem o hábito de aconselhar seus pintinhos,sobre os perigos de viver no sitio. Ela, aproveita quando todos estão de baixo de suas asas e põe para alerta seus filhotes.

--- meus filhotes cuidado com o gavião, ele gosta de comer pintinhos indefesos, quando estiverem em busca de alimentos pelo terreiro, não andem sozinhos,andem em grupos, observem quem está por perto.

Piquim o pintinho mas pequenino e mas peralta, pergunta.

--- Se o gavião atacar,o que devo fazer?

Tunica responde:

--- corra rápido,e se esconda em meio os galhos dos arbustos, isso dificultará a captura do gavião, faça barulho para seu Luquinhas ouvir e te salvar.

Depois do conselho de Tunica, a ninhada saiu a procurar por pequenos insetos, gafanhotos, grilos, milhocas...

Tunica, fica sempre perto e contava com a ajuda do seu fiel escodeiro,o cachorro Bartolomeu

A turma estava animada, pois tinha fartura no sitio, seu Luquinhas está roçando, baixando a grama e os bichinhos estavam por todo terreiro

Piquim em um descuido sai correndo atrás de um grilo e se afastou, quando sentiu um arrepio pelo corpo. Se sentiu sozinho,em apuros e de vagarinho levantou a cabeça e avistou no galho da goiabeira o seu maior medo, o gavião que já lambia seu bico,na certeza que o almoço estava garantido. Piquim lembrou dos conselhos de sua mãe Tunica e começou a correr desesperado entre as plantas.

O gavião preparou para o bote certeiro,mas Pequim conseguiu se esconder de baixo de uma raiz. O gavião, pousou na guia do cajueiro, esperando a saída do pintinho. O barulho dos apuros de Pequim,alertou a todos, Tunica, logo fez alarme e Bartolomeu entrou em ação,latiu para o Luquinhas que trouxe a espingarda e num tiro certeiro trouxe ao chão o perseguidor de pintinhos indefesos

Depois dos apuros, Tunica abraçou Pequim e reuniu toda a ninhada de baixo de suas asas.

Bartolomeu ficou de guarda para evitar outras intrusos.

Luquinhas preparou um guisado e Bartolomeu pode ter um banquete no jantar.

Debaixo das asa de Tunica Pequim cochichou a mãe.

---obrigado por seus conselhos, prometo não mas me afastar de meus irmãos.Ufa! Que dia mamãe.

Tunica apertou com suas asas protetora e disse:

---vamos dormir a manhã tem mais aventuras

E assim,todos aprenderam que e a família deve estar sempre juntos,um cuidando do outro.

Joilson Remanso
Enviado por Joilson Remanso em 28/05/2023
Reeditado em 08/06/2023
Código do texto: T7799253
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.