A lenda dos cães

Há muitos milhões de anos, quando os deuses ainda viviam no Planeta Terra, o rei deles chamava-se Saturno, que era o tá-tatatá-tatatá-tatataravô de Zeus, ou Apolo, como diziam os gregos. Quando Saturno cansou-se de reinar e resolveu aposentar-se, dois de seus filhos, Lúcio e Belzu entraram em guerra para disputar o trono. Lúcio era idealista, acreditava em honra e compaixão até mesmo nas batalhas mais sangrentas. Belzu, ao contrário, tinha um temperamento pragmático, acreditava que se deve fazer o que é preciso para atingir os objetivos, realizar aquilo que se acredita que seja o certo.

Para obter uma vantagem estratégica, Belzu criou uma raça de animais carnívoros fácil de adestrar, e passou a usá-la como exército de apoio. O líder desses quadrúpedes chamava-se Cão.

Após muitos e muitos anos de lutas e muita desgraça, Lúcio recebeu uma ajuda secreta do velho Saturno e venceu a guerra. Belzu morreu na última batalha, seus seguidores espalharam-se pelo mundo, e seus animais de guerra refugiaram-se nas florestas, savanas e desertos. Os humanos que serviram Belzu aos poucos se reintegraram na vida civilizada, mas os cães, como passaram a ser conhecidos esses animais, eram perseguidos impiedosamente pelos humanos.

Certo dia, Lúcio viajava pelo reino com sua comitiva e viu um bando de humanos perseguindo e matando uma matilha de cães. O deus rei perguntou o que estava acontecendo e seus assessores explicaram que tanto os humanos quanto os cães se alimentavam da caça silvestre, e assim os cães consumiam e reduziam o suprimento dos humanos, prejudicando sua segurança alimentar.

Lúcio mandou seus soldados interromperem a perseguição. Depois, foi até os humanos e perguntou por que perseguiam e matavam os cães. “Precisamos dizimá-los, eliminá-los, pois eles comem a nossa comida”, disseram os humanos. Lúcio disse que resolveria o problema, mas antes eles deveriam parar com aquela barbárie.

Em seguida, Lúcio foi até os cães e falou com eles. O líder Alpha dos cães estava ferido, e mais da metade de sua matilha tinha sido morta naquele dia. O rei perguntou ao Cão Alpha por que caçavam e comiam a comida dos humanos. “Precisamos nos alimentar”, respondeu o cão. Lúcio disse então que resolveria o problema, mas precisavam confiar nele. E os convidou a seguir sua comitiva e acompanhá-lo até seu palácio. Os soldados do rei trataram as feridas dos cães e deram a eles as sobras da sua comida.

Foi assim que os cães adaptaram-se à vida civilizada. A princípio sentiram-se humilhados por sua condição subalterna, mas o Cão Alpha estava muito agradecido ao Rei Lúcio, e orientou seus liderados a terem paciência. Com o tempo os deuses foram se afeiçoando aos novos amigos, e os cães afeiçoaram-se aos deuses.

Muito tempo depois, quando os deuses resolveram partir desse planeta para as estrelas, o deus Rei Lúcio X chamou os humanos e deu a eles os cães, juntamente com os cavalos, os gatos, bois, galinhas e vários outros animais domesticados, recomendando que cuidassem uns dos outros. E assim nasceu entre cães e humanos uma amizade que perdura até os dias de hoje, e que nunca irá terminar.

Marco Antonio Mondini
Enviado por Marco Antonio Mondini em 24/12/2023
Código do texto: T7960892
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.