Deus existe?

Era uma vez, um homem chamado José, um ateu convicto. Ele vivia pregando para todos que Deus era apenas uma invenção humana, um conto de fadas para acalmar os fracos e oprimidos. Um dia, José estava caminhando pela floresta quando se deparou com uma cabana empoeirada. A curiosidade o dominou e ele decidiu entrar.

Lá dentro, encontrou um velho barbudo sentado em uma cadeira, lendo um livro antigo. O velho o convidou para se sentar e ofereceu-lhe um chá. José, desconfiado, aceitou a bebida e começou a questionar o velho sobre sua fé.

O velho, com um sorriso sereno, disse: "José, você diz que Deus não existe, mas qual é a sua prova?"

José, arrogante, respondeu: "Ora, a prova está em todo lugar! O mundo está cheio de sofrimento, guerras, doenças. Se Deus existisse, por que ele permitiria tanta maldade?"

O velho ponderou por um momento e então disse: "José, você já reparou que a lua sempre reflete a luz do sol, mesmo quando ele está escondido atrás das nuvens?"

José, confuso, disse: "Sim, mas o que isso tem a ver com Deus?"

O velho respondeu: "Deus é como o sol. Ele está sempre lá, mesmo quando não podemos vê-lo. O sofrimento e a maldade são como as nuvens que obscurecem a sua luz. Mas, assim como a lua sempre encontra uma maneira de refletir a luz do sol, nós também podemos encontrar a Deus, mesmo nos momentos mais sombrios."

José ficou em silêncio, ponderando as palavras do velho. Ele nunca tinha pensado em Deus dessa maneira antes.

O velho continuou: "Deus não é um mágico que resolve todos os nossos problemas. Ele nos deu o livre arbítrio para escolhermos o nosso caminho. A maldade e o sofrimento existem porque escolhemos o mal ao invés do bem."

José se sentiu tocado pelas palavras do velho. Ele começou a perceber que talvez Deus existisse, mesmo que não da maneira que ele imaginava.

O velho terminou dizendo: "José, a prova definitiva da existência de Deus está dentro de você. Basta você abrir o seu coração e procurar."

José saiu da cabana pensativo. Ele não sabia se Deus realmente existia, mas uma coisa era certa: ele nunca mais seria o mesmo.

E assim, José continuou sua jornada em busca da verdade. Ele nunca encontrou a prova definitiva da existência de Deus, mas aprendeu que a fé é algo que vem de dentro, do coração. E, no final, talvez isso seja a prova mais importante de todas.

*Este texto foi elaborado pelo Bard, a Inteligência Artificial do Google.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 30/12/2023
Código do texto: T7965375
Classificação de conteúdo: seguro