Fábula da Coruja e da Corrida Louca

A Fábula da Coruja e da Corrida Louca, uma reflexão sobre a sanidade, nos dias de hoje.

Em uma floresta exuberante, vivia uma coruja sábia e observadora. Ela contemplava o mundo com seus grandes olhos amarelos, notando a crescente agitação que dominava os animais. Dia após dia, a floresta se transformava em uma corrida frenética, onde cada criatura buscava incessantemente por mais, sem se importar com o que realmente importava.

A coruja, com sua calma e perspicácia, via que essa corrida desenfreada levava os animais à exaustão, à infelicidade e, em muitos casos, à loucura. Preocupada com o bem-estar da floresta, ela decidiu compartilhar sua sabedoria.

Em um dia tranquilo, a coruja reuniu os animais e, com sua voz suave e profunda, disse: "Meus amigos, vejo que a floresta está envolta em uma névoa de ansiedade e desespero. Vocês estão correndo em círculos, buscando algo que parece estar sempre fora de alcance. Mas a verdadeira felicidade não se encontra na velocidade, nem na acumulação de bens materiais. Ela reside dentro de cada um de vocês."

As palavras da coruja causaram um certo espanto entre os animais. Alguns a ignoraram, voltando à sua corrida incessante. Mas outros, intrigados com a sua mensagem, se aproximaram para ouvir com atenção. Assim muitos humanos fazem também.

A coruja então lhes ensinou sobre a importância da quietude, da introspecção e da conexão com a natureza. Ela os guiou em exercícios de respiração e meditação, mostrando-lhes como encontrar paz interior e clareza mental.

Aos poucos, os animais que se abriram para a sabedoria da coruja começaram a experimentar uma transformação. A ansiedade e o estresse diminuíram, dando lugar à calma e à serenidade. Eles aprenderam a apreciar os pequenos momentos da vida, a beleza da natureza e a companhia uns dos outros.

A história da coruja e da corrida louca se espalhou pela floresta, inspirando outros animais a buscarem a verdadeira felicidade dentro de si mesmos. A floresta, antes um lugar de agitação e sofrimento, se tornou um refúgio de paz e harmonia.

Moral da história:

A verdadeira revolução não acontece no mundo exterior, mas sim na alma e na carne dos seres humanos. A sanidade é possível quando encontramos paz interior e clareza mental, apreciando os pequenos momentos da vida e conectando-nos com a nossa essência.

Observações:

A fábula não visa demonstrar que a sanidade é impossível, mas sim que ela pode ser alcançada através da mudança interior.

A revolução que se propõe é uma transformação individual, que se reflete no coletivo.

A história enfatiza a importância da quietude, da introspecção e da conexão com a natureza como ferramentas para alcançar a felicidade.

Espero que esta fábula sirva como inspiração para aqueles que buscam uma vida mais tranquila e significativa.

Jorge Guimarães

Consultor em Gestão Pública.

Coach em Gestão de Emoções

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 05/01/2024
Reeditado em 05/01/2024
Código do texto: T7969632
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.