A lenda de Bamako

Há muito, muito tempo, em um tempo em que a noite era negra, sombria e impenetrável, e a lua ainda não a iluminava, uma jovem chamada Bamako morava na vila de Kikamo.

Ela era muito bonita e gentil. Ela amava ternamente seus pais e seu povo que a estimavam e a respeitavam. Todos os habitantes da vila admiravam seus grandes olhos que brilhavam como o sol. Um dia, soldados do norte atacaram a vila de Bamako, bem como todos aqueles na área circundante.

Astuto, feroz e sedento de sangue apenas atacavam à noite e se escondiam durante o dia. Os guerreiros do vilarejo de Bamako lutavam bravamente, mas eles não sabiam lutar durante a noite e, após longas noites de luta, todos estavam em perigo de perder a vida diante de inimigos ferozes.

Uma noite, o Deus N’Togini apareceu a Bamako e disse:

“Bamako! Se você quiser salvar seu pessoal, siga meu conselho. Meu filho Djambé, que mora na caverna, à beira do rio, está apaixonado por você há muito tempo. Se você concordar em se casar com ele, ele o levará para o céu, onde você brilhará todas as noites. Seu povo não terá que lutar no escuro, pois você iluminará as noites deles. Graças a você ele derrotará seus inimigos ”

"O que devo fazer?", Perguntou Bamako.

N’Togini explicou:

“À noite, quando o sol se põe, suba à grande rocha que está acima da caverna e se jogue no rio. Não tenhas medo. Djambé estará lá para recebê-lo. Seja confiante e nada acontecerá com você. ”

Corajosa, Bamako não hesitou em seguir as recomendações de Deus em todos os momentos. Ela pulou no vazio, Djambé a pegou e a levou para o céu, como o pai havia prometido. Então, um milagre ocorreu. Quando o sol desapareceu, o rosto brilhante de Bamako apareceu à noite. O brilho de seus grandes olhos iluminou a noite escura. Naquela noite, os aldeões alcançariam uma vitória retumbante e expulsariam seus inimigos. Desde então, o rosto brilhante de Bamako aparece todas as noites no céu.

Waldryano
Enviado por Waldryano em 29/01/2024
Código do texto: T7987472
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.