Mãe com Açúcar

Bom, não colocarei aqui apenas uma frase.

Na verdade, quero homenagear minha avó.

Ela com certeza é um pessoa muito especial, e por isso gostaria que o mundo conhecesse as "pérolas" da Dona Laerte. Pois é, a velha já é engraçada pelo nome: Laerte Itamar. De onde minha bisavó, que se chamava Almira tirou esta idéia doida de colocar nome de homem na filha, até hoje, ninguém sabe. Eu, pessoalmente a questionei várias vezes, mas até o dia do seu falecimento, em 01/04/2007, ela não me deu nenhuma explicação plausível. Dizem que minha família é de descendência mexicana, disso já nem tenho certeza, e talvez ela quisesse inovar, não chamando a criança de Lourdes Maria; sei lá.

Quem ler as frases, pode ser que pense "ah, mas este é um dito popular...".Seja lá como for, cresci ouvindo-as dela, e na minha cabeça pueril, eram ensinamentos de quem passava dias a fio tentando me doutrinar, com ou sem palmadas...por isso acredito que avó de verdade nem sempre é mãe com muito açúcar.

Frases atribuidas à D. Laerte:

"Esta o João Franco te mandou!" (referindo-se a um acontecimento bombástico, ou substituindo o dito "Bem feito!")

"Sinto aqui, já cá nas costas!" (quando tudo acontece ao mesmo tempo.)

"Olha só a Eufrásia faceira." (comparando mulheres ou crianças vaidosas com uma tia dela, de nome Eufrásia.)

"Roupa Nova e me devendo..." (quando alguém aparece com um objeto novo.)

"Mais rejeitada que cadela de mão torta." (quando toma as dores de vítima.)

"Enquanto seu Upa subia, seu Cupa descia." (significado impróprio para menores.)

"Dormiu até o c... fazer bico!" (dormiu demais.)

"Escapa da égua véia; mas da potranquinha não pode!" (Quando a desgraça é inevitável...)

"A mentira anda enquanto a verdade não chega..."

"Deus fez e o Diabo juntou!"(Era o que ela dizia a respeito de meu primo e eu, quando fazíamos "escavações arqueológicas" em seu pátio; e hoje diz da minha irmã mais nova e nosso outro primo, com a mesma idade dela.)

"Te defende, filho, que eu te ajudarei..."(Releitura bíblica.)

"Casa do pai, escola do filho!"

"Saúde no meio dos burros!"(Quando espirra e ninguém diz "Saúde".)

"O Diabo tanto endireita o olho do filho, que cega..."(Prefiro não comentar...)

"Depois do bicho manso, qualquer um pega!"(Para homens que se vangloriam em abrir um vidro de azeitona, depois da mulher ter tentado em vão.)

Existem muitas outras frases, mas as que mais me marcaram foram estas. Não estou ridicularizando minha avó, como tenho certeza que alguns parentes com certeza irão dizer. Só quero aqui externar meu desejo de que ela saiba que nunca esqueci suas palavras "sábias", e que sou muito agradecida por tudo que já fez por mim, e por todas as vezes que me defendeu, mesmo sabendo que eu não tinha toda a razão do mundo.

Agora está eternizada, vó!

P.S.: Se algum parente vir a ler este texto, e quiser complementar com algum dito que eu tenha esquecido, por favor, toda a ajuda será bem vinda, é só colocar no comentário.

Caroline Garcia Cruz
Enviado por Caroline Garcia Cruz em 29/07/2008
Reeditado em 15/09/2008
Código do texto: T1103041
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.