BONOVOX

Paul David Hewson, popularmente conhecido como Bono Vox (Dublin, 10 de Maio de 1960) é um cantor irlandês, líder do grupo musical U2 e activista pelos direitos humanos.

PALAVRAS DE Bono - ( DO LIVRO U2byU2 )

Há quem diga que entrei para o U2 para salvar o Mundo. Eu entrei para o U2 para salvar a mim. Por vezes, encontro gente na rua que me aborda como se eu fosse o Mahatma Gandhi.

E quando alguém diz: ‘Salve, homem de paz!’, consigo ouvir o Larry rindo baixinho: ‘Está com muita sorte por não ter levado uma cabeçada’. Os elementos da banda ficam surpreendidos com a minha atração pela não-violência, pois sabem que o cantor é quem mais pode tirar partido das músicas. Compreendem a razão pela qual me sinto tão atraído por estas personagens, pelas personagens das músicas – pois no meu dia-a-dia e na minha maneira de ser sou muito diferente delas. Existe uma fúria dentro de mim e não tem tudo a ver com injustiça. Desenvolvi bons modos de disfarçá-la.

Agora me controlo melhor, mas costumava ser difícil falar comigo depois de um espetáculo, pois durante uma hora eu ia estar muito agitado e, se a atuação não tivesse corrido bem, sentia-me traiçoeiro e melindroso.

Os bastidores de um concerto do U2 são mais como um camarim após um combate de boxe ou um jogo de futebol do que um concerto de rock. Temos de nos lembrar que, para o U2, todas as noites têm de ser as melhores. E se não o são, tem de haver uma razão. Temos padrões bastante elevados e nunca esquecemos quem é que paga os nossos salários. A nossa audiência merece a melhor seleção de músicas possível, não basta ‘despejar’ umas quantas para mantê-los entretidos. Eu consigo perceber quando o público está perdendo o interesse e sou menino para mandar um explosivo para o meio deles, sendo que o explosivo provavelmente seja eu. Acendam o rastilho e vejam o que acontece. Para cantar aquelas músicas e atingir as notas elevadas é necessária uma grande dose de concentração e empenho. Temos de entrar nas músicas e vivê-las. Seja no centro de Derry tocando ‘Sunday Bloody Sunday’ ou em Memphis num comício sobre os direitos civis com o Dr. King, cantando ‘Pride in the Name of Love’. Eu estou lá. Um colega está destruindo a vida dele com uma dose de droga. É “bad”. Temos de viver essas emoções. Creio que os membros da banda conseguiram perceber que eu chego a esses lugares. Em alguns momentos, deve ter sido bastante complicado para eles, pois o cantor ausentava-se mesmo.

É difícil alterar a nossa maneira de ser; leva o seu tempo. Uma das mudanças mais extraordinárias que ocorre na nossa vida espiritual não é o fato das nossas falhas de caráter desaparecer, mas sim o começarmos a tirar partido delas. O negativo torna-se positivo: tem-se uma boca grande, acaba-se cantor. É-se inseguro, acaba-se como um artista que precisa de aplausos. Já ouvi falar de pessoas que são alvo de mudanças milagrosas, pessoas que se libertaram de um vício com uma única oração, relações salvas onde ambas as partes dão um passo atrás e deixam o amor de Deus entrar. Mas comigo não foi assim. “I was lost, I am found” (Estava perdido, agora me encontrei), talvez seja mais exato dizer “Eu estava mesmo perdido, agora estou um pouco menos”. E depois mais um pouco, e mais um pouco novamente. Isso para mim é a vida espiritual. O lento reiniciar de um computador em intervalos regulares, acompanhando as pequenas letras do manual. Isso me reconstruiu lentamente numa imagem melhor. Embora tenha levado alguns anos e ainda não tenha terminado o seu processo.

A voz que sai do coração, olha seus companheiros como irmãos.

The Edge pra ele o cérebro, Adam e Clayton os braços e pernas da banda enquanto ele tenta se por como coração.

Grita no meio das multidões ao modo que não o vejam mais vejam o mundo, sempre um novo show, um novo sentido , um novo legado. O underground no meio de multidões.

Grita pela áfrica, Grita pelo países pobre, luta por causas como AIDS, FOME, e DESIGUALDES a todos modos.

O cara que foi indicado a Nobel da paz, com a maior pretensão ambiciosa pela igualdade. Um filosofo de Deus, onde a religião predomina em musicas e obras.

Tens dinheiro sim, tens fortunas sim, porem tens caridade e humanidade no coração, como muitos que tens dinheiro e tens fortunas e não tens a humanidade em seus coraçãoes.

No amor tens a filosofia mais certa, amando a mulher do tempo de colegial ate dias de hoje, e uma família a exemplo ser moldada.

O pai carteiro, a mãe simples e você o homem de fé.

A música que apresenta ideais e não somente uma estrela...

Tom Calarram.

"Quando eu era menino, minha primeira impressão dos Estados Unidos foi um homem, andando na lua. E foi Neil Armostrong em 1969. Eu pensei... Eu pensei...Esses americanos são doidos. Mas eu pensei no que esse país pode fazer, o que essas pessoas podem fazer quando eles estão determinados, é incrível. Eu acho que foi John F. Kenedy que disse em 1963: " No fim desta década, nós colocaremos um homem na lua". Bem, não é porque estava na cabeça de todo mundo.Apenas foi a coisa certa a se fazer. Isso é o que nós estamos pedindo agora, que todos os lideres mundiais façam. Nós estamos pedindo que eles façam, algo extraordinário, não colocar um homem na lua, mas como colocar a humanidade de volta a terra. Nós temos tecnologia, nós temos os recursos, nós temos o conhecimento para acabar com a pobreza extrema, e se nós tivermos vontade. E eu acredito que nós temos vontade para isso. Outros vocês sabem nós temos o movimento dos direitos civis, outros acabaram com o apartheid, outros rasgaram a "cortina de ferro". Isso é o que essa geração, isso é o que depende de nós. A nossa viagem a lua, " colocar um homem na lua", nós acabaremos com a pobreza extrema, nós vamos fazer da pobreza história, isso é o que caiu pra nós fazermos. E eu acredito, que isso não é uma aventura impossível, acredito que em 50 anos, quando eu olhar de volta a esse momento, eles dirão, houve algumas pessoas, naquela época que disseram, Não ser aceitável, ter uma criança morrendo por falta de uma vacina de 20 centavos, não é aceitável ter uma criança morrendo por falta de comida em sua barriga em pleno século 21, isso não é mais aceitável. Eu sei que vocês sabem disso, mas eu gostaria que vocês dissessem isso, a todos os lideres mundiais, e todos outros políticos que virem. Não estamos buscando seu dinheiro, estamos buscando suas vozes.

( By Bono )

"Eu sou o coração da banda, The Edge o cerebro e Adam e Clayton as pernas do U2" ( BONO )

___________________________________________________

Conheça obras e trabalhos de Bono e U2.

Livros & Obras ( algumas )

U2 e a Filosofia by Irwin Willian

U2 by U2 by Neil McCormick

Walk on a jornada spiritual by Bill Grahan

U2 the complete songs by

U2 a diary by Mcgee matt

U2 & I The Photographs by Anton Carbijn

U2 live documentario by Hal Leonard

The U2 reade: A quarter century of commentary, Criticism and Reviews by HankBordowitz

www.u2.com

http://tomcalarram.webs.com

Atualmente com a tour 360 pelo mundo afora.

Elton Manoel
Enviado por Elton Manoel em 28/09/2009
Reeditado em 06/10/2011
Código do texto: T1836160
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.