O sofrimento e a dor não são uma desgraça nem uma maldição










Faz parte do mistério da vida o sofrimento, a dor e estes costumam abalar as nossas estruturas físicas, espirituais e principalmente psico emocionais. As perguntas nos deixam cheios de confusão, por quê? Logo comigo, que não faço mal a ninguém? Porque que Deus que é tão bom e poderoso permite isso acontecer com aquela pessoa? Estou pagando os meus pecados? Aquela pessoa ruim e assassina merecia este não! Outra fraqueza que geralmente caímos é no conformismo, é vontade de Deus! Acontece com todo mundo ou culpamos algo ou alguém e acabamos sofrendo mais.  Quando não se encontra o sentido para viver o sofrimento, perde-se muitas vezes o sentido de viver. Já pensou nisso? Que situação hoje mais te desequilibra e como você tem vivido os momentos de sofrimento em sua vida?

Porque é que Deus permite o mal?

“A fé dá-nos a certeza de que Deus não permitiria o mal se do próprio mal não extraísse o bem. Deus realizou admiravelmente isso mesmo na morte e ressurreição de Cristo: com efeito, do maior mal moral, a morte do Seu Filho, Ele retirou os bens maiores, a glorificação de Cristo e a nossa redenção”. (Catecismo da Igreja – Capitulo Primeiro, n°58). “Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios”. (Romanos 8,28).

Como tirar coisas boas de um grande sofrimento, como crescimento humano e espiritual, mudança de vida? O sofrimento é uma experiência de Monte Tabor, que nos transfigura que pode mudar a nossa vida. Você já pensou se as pedras preciosas não passassem pelo processo de lapidação, ou o ouro e a prata não passassem pelo fogo da purificação. Seriam pedras sem muito valor e beleza e metal fosco e sem grande importância. Os tempos de hoje não ensinam, nem preparam as pessoas para os grandes desafios e obstáculos da vida, nossa geração tem formado pessoas fracas, individualistas e muito frágeis, despreparadas emocionalmente, que não agüentam nada, como dizia o nosso Padre Léo: uma geração light. Tudo é muito fácil e esta sempre a mão, se mascara as coisas e não permite que as pessoas enfrentem os problemas de frente. Não existe problema sem solução e sofrimento sem fim, tudo passa!

Aprendi a chamar o sofrimento de “visita de Deus”, é claro que Ele não quer que ninguém sofra e muito menos venha a morrer, onde Ele se utiliza para manifestar a sua graça, para corrigir ou para mudar o curso de nossas vidas. “Deus te vê e não é indiferente a sua dor, Ele te entende, quer te envolver de amor”. Nos grandes sofrimentos que já vivi como morte de ente querido, enfermidades, decepções, tristeza e solidão etc. Fui adquirindo tempera e vencendo obstáculos, quero aqui partilhar com você alguns pontos que tem me ajudado a crescer e a não perder a alegria e o sentido de viver o sofrimento:

A primeira delas é o Dom da : ela tem muitas vezes segurado o meu pranto e mostrado o caminho que eu devo seguir acreditar naquilo que ainda eu não estou vendo. (Cf. Hb 11, 1). Acreditar em Deus e que Ele esta no controle de tudo. “Tudo é possível para aquele que crê”.

Esperança: virtude do Espírito Santo, que continuamente tem alimentado a minha fé, principalmente no desanimo e na vontade de desistir, “pois a esperança não engana, pois o Espírito de Deus foi derramado em nossos corações”. A esperança é companheira do fruto da alegria, que nos liberta daquele sufoco de aceitar o que não tem mais jeito. Com isso eu sempre estou lutando e não baixo a guarda. Pois dizia São Francisco de Assis: “A alegria exorciza o demônio!”.

Oração e o louvor: “Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito à vontade de Deus em Jesus Cristo”. (I Tessalonicenses 5,18). Na intimidade com Deus, eu o coloco no controle de tudo, evito a murmuração, o sentimento de derrota, auto-piedade e continuamente estou renovando as minhas forças para começar de novo e experimentar a libertação, o louvor abre as portas do sobrenatural, da ação de Deus. ”Pela meia-noite, Paulo e Silas rezavam e cantavam um hino a Deus, e os prisioneiros os escutavam. Então o carcereiro pediu luz, entrou e lançou-se trêmulo aos pés de Paulo e Silas”. (Atos dos Apóstolos 16,25. 29).

O Amor: Tenho encontrado a essência de Deus na minha família e nos amigos que o Senhor tem colocado ao meu lado, principalmente quando eu busco ajuda. Com eles eu partilho, choro e não preciso mascarar a minha dor, porque eles me amam. O amor tem sido como um balsamo suave, que diminui a dor do sofrimento e do cansaço. “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não tem inveja. O amor não é orgulhoso. Não é arrogante. Tudo desculpa tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. (I Coríntios 13,4-7). O amor jamais acabará!

Assim tenho dado sentido e valor ao sofrimento e sei que já estou colhendo os frutos de quem está aprendendo a sofrer, não é fácil, mas vale a pena mudar a nossa mentalidade e dar ao mundo uma resposta diferente, o sofrimento e a dor não é uma desgraça nem uma maldição, pelo contrario é um trampolim para chegar à vitória, a vitória da vida. Sofrer sem nunca deixar de amar!

Oração clamando a Misericórdia

“Ó Deus de grande Misericórdia, bondade infinita, que conheceis profundamente a nossa miséria e sabeis que com nossas próprias forças não temos condições de nos elevar até Vós, por isso vos suplicamos, adiantai-vos ao nosso pedido com a Vossa graça e multiplicai em nós sem cessar a Vossa Misericórdia, para que possamos cumprir a Vossa Santa Vontade durante toda a nossa vida e na hora da morte. Que o poder da Vossa Misericórdia nos defenda dos ataques dos inimigos da nossa salvação, para que aguardemos com confiança, como Vossos filhos, a Vossa Vinda última, dia que somente a Vós é conhecido, e esperamos que alcançaremos tudo que nos foi prometido por Cristo, apesar de toda a nossa miséria, porque Cristo é a nossa confiança; pelo seu Coração Misericordioso, como por uma porta aberta, entrarmos no Céu”. Amém

Conte com as minhas orações.

Padre Luizinho,
Sacerdote Canção Nova

ANGELICA GOUVEA
Enviado por ANGELICA GOUVEA em 09/11/2009
Código do texto: T1914672
Classificação de conteúdo: seguro