Só sei que nada sei...

Frase famosa esta, ainda mais quando aplicamos a uma série de pessoa e seus seguimentos na vida, quer seja pública ou não....

"Só sei que nada sei..." (Socrates)

sócrates nada escreveu. Tudo o que sabemos de suas idéias se baseia nas informações de dois discípulos e entusiasmados admiradores, Platão e Xenofonte, e pela caricatura de Aristófanes.

Proclamado "o mais sábio dos homens" pelo Oráculo de Delfos (Pl.Ap. 21a), apresentava-se no entanto como um mero ignorante em busca da verdade: "só sei que nada sei", dizia. Ele acreditava que a virtude e os mais altos valores éticos estavam profundamente arraigados no inconsciente das pessoas e comparava seu trabalho de "extrair" as idéias ao de uma parteira (maiêutica socrática). Para que seus interlocutores recuperassem o conhecimento "adormecido" e abandonassem as idéias falsas, recorria à ironia: alegando nada saber, conduzia habilmente o interlocutor até que ele mesmo, refletindo, chegasse à conclusão correta.

Estamos no momento crítico, ano eleitoral etc e tal... Agora é a hora de fazermos nossas escolhas, e nosso futuro dependerá dessas escolhas. Então, a hora é esta e escolher bem é fundamental.

Abraços

John...!!!