Tiririca - frases

Frase tiririca (depois de Pacomolina)

1. A equação entre a expectativa do eleitor e o compromisso do político costuma se inverter, depois das eleições. E o eleitor fica tiririca da vida. E aí reslve votar em algum palhaço na eleição seguinte e, acha que está vingado. Mas, o problema, em vez de ficar como estava, se agrava.

2. O negócio é parar de bancar o tiririca e, em vez de assumir compromisso com o político, assumir compromisso com o próprio voto e, com o país, escolhendo um bom representante e, ajudando a eliminar a concorrência entre os políticos e os palhaços.

3. O político vagabundo é igual à tiririca - só nasce em solo infértil e, descuidado. Mas, depois que brota, parece brincadeira, mas é quase impossível de exterminar.

4. Muita gente diz que, de forma alguma vota num palhaço. Mas, afirma com orgulho que vão votar em candidatos e candidatas enrolados ou corruptos. E então, eu pergunto a este eleitor: quem causa mais estragos - um palhaço ou um corrupto?

5. Muitos não se importam com os palhaços candidatos - pois, palhaços e, palhaçadas (para não falar em mágicos e truques sujos), é algo inerente à política brasileira, muito embora não tenha graça nenhuma. O que incomoda é que um palhaço analfabeto - ué, não temos um presidente da república semi-alfabetizado? -, diz no horário eleitoral um punhado de verdades e, com um espantoso cinismo, deixando bem claro o quanto é baixo o circo da política atual;

6. Até onde sei, palhaço é a profissão da qual Tiririca sobrevive. Mas, na eleição, a legislação eleitoral (como tudo o mais, neste peverso setor), não ajuda, pois vigora no Brasil o chamado voto de legenda. Assim, o eleitor que vota num Tiririca da vida tem que se responsabilizar pelo fato de que pode estar mandando um bando de políticos tão oportunistas quanto vagabundos e/ou desconhecidos, que vão se eleger à custa da fama - e dos votos - do outro.

..................................

Voltei em 04.10.2010. Quem votou em Tiririca, elejeu também o Valdemar. Não. Ele não é parceiro de Tiririca - seu circo é outro. Quem votou por protesto ou por achou engraçado descarregar o voto num palhaço deve olhar a cor da ponta do nariz no espelho, pois elejeu também o Valdemar. Valdemar da Costa Neto, ex-presidente do PL (que depois virou PR), que estava envolvido no primeiro grande escândalo do governo Lula, aquele da corrupção à luz do dia nos Correios (lembram dos vídeos? Estão no You Tube). É isso mesmo: quem votou em Tiririca, elejeu um corrupto com longa prática de negócios escusos no SEBRAE, BNDS e, Correios. Muito engraçado, não? Além de Valdemar, vão juntos mais 3 figurinas carimbadas do PL.

Os paulistas mandaram um palhaço de verdade, para Brasília. E devolveram, na mesma tacada, um corrupto ao Congresso Nacional.

...........................

Em 06.10.2010 - São Paulo é o estado mais rico e desenvolvido do país. Tem as maiores indústrias, o maior comércio, as melhores universidades e escolas e, é um dos maiores polos da intelectualidade brasileira. Pois é. E o candidato a deputado federal mais votado do estado é um palhaço analfabeto. É fácil explicar, se alguém for superficial. Mas, o caso faz pensar...

"Pior do que está, não fica!", dizia o candidato. Mas, ficou.

............................

Em 13.10.2010 - O Ministério Público de São Paulo quer saber se Tiririca é desenhista ou, é alfabetizado? Se quiser descobrir se ele é alfabetizado, é só pedir a ele que leia um trecho do programa partidário do PR, por exemplo. Se o caso é de descobrir se ele é artista do desenho, então, o negócio é dar-lhe a chance de riscar uns garranchos sobre uma folha de papel.

............................

Em 26.10.2010 - O advogado de Tiririca conseguiu segredo de justiça para o processo em que se apura se ele é alfabetizado. Vai daí, que ele pode até ser analfabeto, mas com já deixou bem claro, não é trouxa. Conseguiu um jeito legal de se esconder dos eleitores paulistas e brasileiros. Tem gente que acha que, em lugar dele, quem deveria se esconder foi o eleitor que o elegeu.

Pra para provar que á alfabetizado, é voz corrente que o sujeito tem que saber ler, escrever e interpretar o que leu. Interpretar ele sabe, né? Hum... Mais ou menos, né?...

.............................

Em 13.11.2010 - Dizem que Tiririca sumiu porque estava fazendo um curso intensivo de alfabetização pelo método Paulo Freire, para fazer oteste de alfabetização na Justiça Eleitoral. Se ele fez mesmo o tal curso intensivo, usando o tal método, ele não é lá essas coisas, pois, segundo o Promotor de Justiça presente na sessão, a “efetividade” ficou em torno de 30%. Mas, convenhamos: o palhaço já está no lucro, pois já tem uns rudimentos de leitura equivalentes ao do atual presidente da república. E não será Tiririca que vai colocar a república em perigo, exercendo seu mandato. Para isto, existe gente mais estudada e, articulada - muito embora o português dessa gente tenha algo de circo, pois a tal gente diz, corresponde ao contrário do que ela faz…

Em 17.12.2010 - Tiririca foi visitar o Congresso Nacional e teve a notícia de que os parlamentares vão ganhar um pouco mais - e muito mais do que merecem ou é o justo. E ele mostrou que está evoluindo de palhaço para humorista - sem abrir mão da ironia, pois, em relação ao aumento de salários, disse que está com sorte. Está certo. O eleitor é que anda sem inspiração para escolher seus representantes! Em certo sentido, Tiririca é pé quente...

Mas, hein?, como é possível que o eleitor do estadão de São Paulo tenha elegido, ao mesmo tempo Tiririca e Paulo Maluf?