FRAGMENTOS DE POESIAS QUE LI E OUVI

Não lembro o nome de todos os autores, nem a poesia inteira, mas aquele momento mágico que toca:

"...Eles passarão

Eu Passarinho"

Pode uma coisa tão linda?

"... O poeta finge que é dor

A dor deveras que sente"

Fernando Pessoa não podia ser mais real em sua poesia em que relata, que somos fingidores... É isso que os atores, os palhaços... que tem por obrigação alegrar o outro, fazemos sempre...

"... A correnteza do rio vai levando aquela flor..." Que belo! ao ouvir essa música vejo a cena perfeitamente, A natureza linda! Com sua poesia em momentos como esse, e o poeta captou e transformou em arte.

"...Crianças cor de romã entram no vagão..." Caetano tem pérolas literárias, mas essa música, Trem das Cores é um diamante perfeito em poesia! Sempre que ouço, me transporto para um lugar, lá em Nova Iguaçu, onde tem uma linha de trem e uma casa com uma cor de azul! que eu sempre admirava ao passar de ônibus por lá.

"...É a sua vida que eu quero bordar na minha..." Gil com sua poesia impecável nessa música, foi de uma felicidade sem fim, ouvi-la é um carinho para a alma.

"...Solto mil peidos para os EUA..." Dizia Ricardo Bandeira em sua peça maravilhosa, Todo mundo Nú" que tive o prazer de participar.

O outro personagem perguntava:

-Quem disse isso?

- Muamar Kadafi... não podia está mais atual!

"...A gente se acostuma a esquivar-se das facas e baionetas, para poupar a vida, que de tanto poupar se perde e se gasta de si mesmo..." Marina Colassante me encantou com seu texto, Eu sei mais não devia, nos anos setenta, e ainda hoje me lembro de grande parte desse texto, tamanha a sua força, crítica ao real, em um mundo onde o ter vale mais que o SER, onde o consumismo nos manipula de uma forma tão brutal, que vemos nossas crianças morrendo de obesidade por consumir, consumir... e não nos damos conta do quanto somos responsáveis... enfiamos calorias vazias nas mamadeiras dos bebês, e os viciamos em um mundo onde eles comerão mal, brincarão com brinquedos de péssima qualidade, sempre parados diante da televisão, comendo os biscoitos recheados com gordura trans e nos finais de semana tem os hamburgeres triplos nos fast foods. Eles estarão com a roupa da moda e um tênis muito caro...

Voltando ao Bandeira ele já nos alertava quanto a isso também, quando na hora de nascer Joãozinho não quer sair da barriga da mãe, ela então diz que tem Coca-Cola em sua mamadeira, e ele nasce de língua de fora desejando consumir...

Enquanto nosso povo não acordar para essa escravidão sem fim, seremos sempre uma piada para os demais países desenvolvidos, que também são escravos do consumismo, mas eles produzem o que consumimos.

Voltando ao lirismo, quero terminar com uma fala que nunca esquecerei:

-"... Tu te tornas eternamente responsável, por aqueles que cativas. O essencial é invisível aos olhos..."

dizia a raposa para o principezinho.

Antoine de Saint-Exupéry me cativou com sua linda história do prícipezinho,

após conhecê-lo nunca mais deixei de amá-lo.

Esses são fragmentos do muito que me encantou nessa minha alimentação literária, se buscar em minha mente, sairá muito mais, mas não vou continuar, vamos deixar para um novo encontro.