O amor

“O amor que ainda não se definiu é como a melodia de um desenho incerto.

Deixa o coração a um tempo alegre e perturbado e tem o encanto fugidio e misterioso de uma música ao longe...”

Érico Veríssimo

Talvez muitos não sabem, mas esta é a definição que o autor usa para justificar o nome do seu livro, MÚSICA AO LONGE.

Quando a li pela primeira vez, ainda era jovem e não compreendi direito a definição do autor. Naquela época, eu no ceio da minha adolescência -e lá se vão uns bons pares de ano - não se tinha a sofisticação dos dias de hoje no tangente à diversão, principalmente no quesito TV, que prende muito as pessoas, se isolando até.

Nas noites das pequenas cidades do interior, a diversão que se tinha era as quermesses. E como era natural, os jovens ficarem ali num vai-e-vem entre as barraquinhas. Vez por outra, alguém oferecia uma música a outrem, e o auto-falante da igreja anunciava o oferecimento e se podia escutar em quase todos os cantos da cidade.

E eu ali sentado no alpendre daquela casa, chegado há pouco tempo para estudar naquela cidade, ouvia ao longe uma música à tocar...Às vezes o som se fazia nítido, outras vezes o vento levava o som para longe, coisa que fazia com que eu tentasse “esticar” o ouvido para trazer àquele som de volta, que acariciava minha alma. Foi nesse instante que compreendi a linda e feliz definição do autor.

Àqueles que tiveram a oportunidade de viver um pouco dessa época, com certeza devem ter uma saudosa lembrança e alguma história pra contar.

Penso que todos àqueles que fazem parte do mundo dos românticos, precisam ler alguma coisa de Érico Veríssimo, vale à pena.

Menino Sonhador
Enviado por Menino Sonhador em 05/07/2011
Reeditado em 24/02/2013
Código do texto: T3077758
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.