Tractatus Logicus-Poeticus

1.0 Pelo carregamento de gente dentro, o caramujo, a ostra, o casulo e o últero prefiguram a palavra no seu sentido nascente.

1.01 É a palavra que se desgarra do fardo pré-concebido de imagens e dá a luz uma nova idéia.

1.012 A lesma é a palavra escorregadia nascida de desimagens. Que gruda na parede úmida da existência linguística.

1.013 A peróla é a palavra ausente dos costumes, introspectiva e monástica. Que encerra em si toda a existência e beleza estética.

1.014 A borboleta é a palavra sem moda. Fluente, arcaica, culta, vulgar e nova. Transcendente ao tempo usual.

1.015 O recém-nascido de gente é a palavra sem conceito. Sem imagem. sem grafia. Balbucio infantil, murmúrio mudo de mar.

1.1 Sem parar na palavra acostumada e da necessidade de transcorrê-la, transpassá-la, transcendê-la, nasce a fome de novas palavras com imagens e conceitos desconstruídos.

1.111 A necessidade de palavras quebradas ao meio.

1.112 A abertura da palavra quebrada ao meio e despejada na terra fecunda para passarinhos morar.

1.1121 Para mariposas desfarçadas.

1.1122 Para ter raízes fortes presos no ar.

1.113 Necessita de conceitos abruptos sem um correspondente literal, grafo.

1.1131 Sem conceito.

1.2 Transcender a palavra usual é pista para caminhar descalço em lama nos dias de chuva.

1.21 Nos dias de chuva aproveita-se como em dias de sol. É bom para andar, para pegar pingos com a boca e chutar poças d'água parada. Fazer corridas de palitos de picolé.

1.212 Tomar chá no sofá enrolado de cobertor.

1.2121 Tomar chocolate quente com conhaque, como em dias de sol.

1.2122 Comer torradas.

1.2123 Ler um livro.

1.2124 Escutar música baixinha, para não abafar o som fininho da chuva. Fininho? E se a chuva for grossa, tempestade. Uma música baixinha para não exorcisar o medo do trovão ou o susto do relâmpago.

1.213 Refletir.

1.214 Concentrar e tentar ouvir o barulho de um pingo só.

1.2141 No i.

1.2142 No j.

1.2143 Final.

1.215 Atinge-se a perfeição quando se ouve um pingo só e não uma trema ou reticências.

1.3 Rastejar como lesma sem casa e deixar gosma no papel é a essência da criatividade do escritor.

1.31 Do artista.

1.32 Sujar o papel da mancha do corpo.

1.321 Da cor do corpo.

Walter Welington
Enviado por Walter Welington em 07/01/2007
Reeditado em 08/01/2007
Código do texto: T339405
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.