Ler!? Eu sou muito homem!!

Se fosse possível estudar sem ter de ler...era tão bom. E ter um diploma sem sequer ter de estudar? Melhor ainda!

O meu percurso profissional tem-me mostrado quão avessos os portugueses são à leitura. Nada que me preocupe, ou, dito de outro modo, me ocupe. Como pessoa, não podia ralar-me menos com o assunto! Só me aborrece é que quem não lê queira fazer-se passar por erudito. Comparando: eu, por exemplo, não me casei. Ora, seria estranho que me quisesse fazer passar por "esposa". Certo? O mesmo acontece relativamente à leitura. Mas, voltando atás, como professora, tenho de apelar e "motivar" para a leitura. E se a pessoa não gosta de ler, mas do programa de estudos faz parte integrante a leitura, tenho que "obrigar" a ler! Ponto final.

As razões para não "gostar" de ler são muito...poucas. Claro! É mais fácil ver televião. Há pouco tempo, diziam-me uns alarves:« Ó setooora...eu gostéde feteboleee...bué». Sem comentários, Chiça!!

As razões de recusa dos adultos, porém, são muito giras, se é que me entendem! «Não tenho tempo»; «Ah, já vejo mal», «Os livros são muito caros»; «No meu tempo, coiso...», etc. Mas, da parte de ALGUNS homens, o motivo é ...é...bem de ficar de boca aberta. Para eles ler um romance é coisa de maricada. Ora essa! Ler romances, eu??? Eu sou muito homem!