FAZER...

Certa feita, num programa de televisão, perguntaram a Chico Xavier qual a coisa que ele mais tinha vontade de fazer, ele respondeu:

- Se eu pudesse, se tivesse o poder de fazer alguma coisa às criaturas humanas, mandaria colocar na entrada de cada cidade, de cada vila, de cada casa, uma placa com os dizeres: “Faça ao próximo o que gostaria que o próximo lhe fizesse”.

Conta-se que Ciro, o conquistador Persa, quando venceu a Lídia, que hoje é a Turquia, teve oportunidade de ouvir o rei vencido, chamado Creso, dizer em referência à Sólon, o grande sábio da antiguidade:

- Como tu tinhas razão!... E Ciro perguntou:

- Tu gostas desse filósofo? Creso respondeu:

- Sólon afirmou que só podemos medir o tamanho da nossa felicidade quando morrermos, por que enquanto estamos na Terra não podemos dizer que alguém é feliz ou infeliz, pois tudo muda...

E, para Creso havia mudado, pois ele foi o homem mais rico da humanidade em todos os tempos, porém, teve um filho surdo-mudo, o outro filho que era herdeiro do trono, morreu num acidente, agora tinha o seu reino destruído seria levado para ser queimado vivo por Ciro.

Era o costume de alguns conquistadores, não faziam escravos, matavam todos os vencidos.

Mas, quando Creso foi colocado no local da execução, Ciro lembrou-se da frase de Sólon, e disse aos seus guardas:

- Soltem esse homem! Vejam o que estou fazendo! Eu, como conquistador, liberto o vencido, por que, um dia, poder ser que eu seja vencido, e gostarei que façam comigo o que vou fazer com ele...

Coisa notável! Um sujeito que era tipo “cabo de guerra”, que se contentava em matar, salvou a vida daquele que era seu adversário, porque a Pérsia, hoje Irã, governou o mundo, de tantas conquistas que fez com Ciro que foi um dos maiores conquistadores. Creso ficou comovido, e falou a Ciro:

- Já que me salvastes a vida e da minha família, peço que me tornes teu escravo, e me nomeeis teu administrador, já que eu fui um dos melhores que existiu como podes ver...

Viajou à Pérsia e tornou-se grande amigo daquele que o venceu na guerra, administrando os bens do país com sabedoria.

Mais tarde, quando Ciro morreu numa batalha, Creso tornou-se o orientador de Cambises, o filho de Ciro, que posteriomente se tornaria outro conquistador e realizando um feito que Ciro nunca tinha conseguido: vencer a Grécia...

400 anos depois, o Poeta da Galiléia dizia em seus poemas divinos a eterna frase: “Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você”.

Quem se pautar só por essa frase, com certeza, tem felicidade permanente, nunca corre o risco de errar e trazer a infelicidade, pois, segundo o Divino Mestre, sempre receberemos de acordo com o que dermos.

Pensemos nisso...

PEDRO CAMPOS
Enviado por PEDRO CAMPOS em 22/02/2012
Reeditado em 24/02/2012
Código do texto: T3513071
Classificação de conteúdo: seguro