DESLEIXO

Há uma frase incluída numa letra de música do Tim Maia, cujo título agora me escapa, que diz: "O desleixo sempre vem acompanhado da desgraça".

Eu estava na Argentina quando ocorreu o acidente de trem que vitimou cinquenta e uma pessoas e mais algumas centenas de feridos.

Chego no hotel, ligo a televisão e assisto uma entrevista no mínimo inusitada.

Há dois senhores que acho que eram representantes dos maquinistas, estão de pé em algum lugar na rua.

O repórter pergunta:

___ Qual era a velocidade do trem na hora do acidente?

Responde um dos senhores:

___ Não sabemos.

___ Por que não sabem?

___ Porque não há velocímetro no trem.

___ Mas... como é que pilotam sem saber a velocidade?

___ Pela experiência, pelo costume, porque o maquinista faz isso o tempo todo há anos.

O repórter parece incrédulo.

Eu também.

___ Mas há quanto tempo não há velocímetros nos trens?

O senhor que dá a entrevista fica um tempo calado, depois procura auxílio ao seu companheiro, balançam as cabeças, fazem gestos entre si e depois responde:

___ Mais ou menos desde meados dos anos oitenta.

É mole?

Faz no mínimo trinta anos que os trens de Buenos Aires circulam todos os dias sem velocímetros.

Não sei se a entrevista saiu aqui no Brasil.

Foi... surrealista.

Chego no Brasil e vejo outra tragédia no Hopi Hari.

Várias pessoas dão depoimento que a cadeira de onde caiu a menina estava com defeito há pelo menos dez anos.

Dez anos !!!

Uma cadeira quebrada dez anos.

Centenas de fotos na internet de que não havia nenhum aviso ou proteção.

Tim Maia tinha mesmo razão:

"O desleixo sempre vem acompanhado da desgraça".

Até quando?

..................................................

Sajob - março/2012