“10 DICAS PARA NÂO ENGORDAR E SE     MANTER M FORMA.
    ARMANDO LEMES.
 
Atenção: Minhas dicas são resultantes de minha experiência pessoal, portanto, para fazer qualquer regime ou mudar seu hábito alimentar procure uma nutricionista.
 
1)- Fundamental: Ter coragem e disposição para fechar a boca e começar a comer menos.
 
2)- Mastigar os alimentos pelo menos vinte vezes antes de ingeri-lo.
 
3)- Fazer um bom desjejum à base de frutas e derivados de leite desnatado, café sem açúcar ou com três gotas de adoçante, um pãozinho na chapa com margarina ligth é uma delícia. Cuidado com os gordurosos salames, presuntos, mortadelas e similares, são verdadeiros venenos à saúde se consumidos em grandes quantidades.
 
4)- Comer de três em três horas uma barrinha de cereais ou uma fruta, uma boa dica é intercalá-los.
 
5)- Nas refeições comer muita salada verde e muito tomate, regadas a azeite de oliva e vinagre, pode eliminar o sal, fica uma gostosura. Muito sal na comida é um veneno, mexe com todo o organismo. Manerar o sal é muito importante, principalmente para quem tem pressão alta como eu, você acostuma. Comer carnes brancas, frangos e peixes. Carnes vermelhas de vez em quando, afinal de contas ninguém é de ferro, sempre de preferência grelados. Os churrascos todos os fins de semana, assados em churrasqueiras com carvão vegetal é um atentado à saúde, pois o carvão desprende gases e partículas na fumaça que se aspirados pode provocar lesões. Cuidado! Coma no máximo um ovo por semana
 
6) Importantíssimo: Tomar muita e muita água. Quanto mais idosa, mais água a pessoa precisa tomar. Tomo rigorosamente três a quatro litros de água por dia. A água limpa o organismo. Tomo mais água gaseificada que água comum.  Há pessoas que dizem que a água gaseificada prejudica a saúde, sinto efeito ao contrário, tomei água gaseificada a vida toda e me sinto muito bem. Água é o melhor remédio para pedras e areias nos rins.
 
7)- Praticar caminhadas diariamente pelo menos quarenta minutos. Para você caminhar é preciso conhecer suas condições físicas, de preferência procure um médico antes de iniciar qualquer atividade física. Caminhar é muito saudável e ajuda melhorar tudo, principalmente a respiração, o intestino e até a vida sexual. Para diabéticos é um ótimo exercício.
 
8)-Elimine de sua vida aquele sanduíche completo e refrigerante normais que você come nos carrinhos de sanduíches nas praças de sua cidade. Batata frita é um veneno.Evite exagerar nas cervejas e bebidas alcoólicas, nada de chocolates, evite comer muita pizza. Aquele ki-suco baratinho faz um estrago danado na nossa saúde, tome sucos naturais.
 
9) Beliscar na hora da cerveja é pecado. Algumas mil calorias entram no seu organismo e para sair da um trabalho danado. Evite frituras, passe ao hábito de comer carnes grelhadas com saladas verdes. Rúcula é a verdura do século, combina com qualquer coisa, inclusive com banana, experimente! Banana com café fazem um bem danado. Coma muita banana, o intestino agradece.
 
10)- Procura manter seu alto astral, ame sua mulher, sua família, seu semelhante, não aborreça com coisas atoa. Dizem que pessoa nervosa tem o hábito de descarregar seu nervosismo na comida e daí adeus dicas. Se sente necessário comer quando está nervoso procure um médico, seu caso é sério.
 
Atenção: São essas dez dicas que aprendi através do dia a dia na minha longa história de vida, não tem nenhuma constatação médica e, portanto, cuidado, o que é bom para meu organismo pode não ser bom para o seu.
 
Obrigado pela visita.

AUTOR-Armando Lemes-março de 2012.