BANDEJA DE OURO

O IMPRESSIONISMO*, ESTÁ ALÉM DO ADVENTO DA MÁQUINA FOTOGRÁFICA.

Impressionismo*

O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Os pintores impressionistas procuraram, a partir da observação direta do efeito da luz solar sobre os objetos, registrar constantes alterações que essa luz provoca na natureza.

          As características:

  • A pintura deve registrar as tonalidade que os objetos adquirem ao refletir a luz solar; 

  • As sombras devem ter contornos nítidos; 

  • As contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares; 

  • As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor, mas devem ser puras e dissociadas nos quadros.

 

Os grandes Pintores

A primeira exposição coletiva foi realizada em Paris, em 1874, o público e a crítica reagiram muito mal, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura, entre os expositores estavam "Renoir Degas, Pissarro, Cézanne, Sisley, Monet e Morisot. Só na década seguinte é que começaram a ser compreendidos pela crítica e pelo público.

 


www.mcklein.prosaeverso.net


A FOTO QUE APARECE É O SOL DO ORIENTE  DE MONET MOVIMENTO IMPRESSIONISTA DO SÉCULO XIX ( ... IMAGEM GOOGLE ... )
Moisés Cklein
Enviado por Moisés Cklein em 12/11/2012
Reeditado em 13/11/2012
Código do texto: T3981218
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.