"A arte da poesia requer uma aguda consciência do idioma, e isso é ocupação que baste a uma vida inteira."
 
 
"A independência tem um preço, sempre o soube, e nunca me recusei a pagá-lo."
 
 
"A infância, no poeta, jamais se extingue. Talvez por isso eles sejam tão vulneráveis, os poetas."
 
 
"A juventude não precisa de piedade, mas de verdade. Há muito jovem que me pede ajuda onde não há ajuda possível, pois ninguém pode viver por eles a sua própria vida, remontar às fontes do ser. Porque a poesia é a perpétua procura dessas águas."

 
"A música que me sai dos dedos ama o silêncio, e a suprema ambição do poeta é integrá-lo no canto."
 
 
"A poesia é o inferno; às vezes também é o paraíso."
 
 
"A poesia não faz falta a ninguém: nem a mim escrevê-la nem aos outros lê-la."
 
 
"A sabedoria do poeta é uma segunda inocência."
 
 
"A solidão não é forçosamente negativa, pelo contrário, até me parece um privilégio. Talvez a minha solidão seja excessiva, mas eu detestei sempre as coisas mundanas. Estar com as pessoas apenas para gastar as horas é-me insuportável."
 
 
"As palavras são a nossa condenação. Com palavras se ama, com palavras se odeia. E, suprema irrisão, ama-se e odeia-se com as mesmas palavras!"
 
 
"Caridade é uma palavra de flancos frios e águas estanques. Conduz sem grandes desvios ao mundo pantanoso e pervertido da repressão, onde a consciência que se diz virtuosa mais não faz que servi-lo, desinteressada como está em que a potencialidade humana se afirme em todo o seu esplendor."
 
 
"É na nossa poesia que se encontra isso que os políticos tão afanosamente buscam: a nossa identidade."
 
 
"É possível que a poesia seja ficção, mas eu prefiro pensá-la como Goethe: inseparável da verdade."
 
 
"É possível que só as árvores tenham raízes, mas o poeta sempre se alimentou de utopias. Deixe-me pois pensar que o homem ainda tem possibilidades de se tornar humano."
 
 
"É raro que os poetas da nossa adolescência sejam os da nossa maturidade."
 
 
"Em toda a obra de criação há um fio condutor, nem sempre facilmente discernível, que lhe dá unidade - um fio discreto ou evidente, da maior importância, pois é um dos sinais da sua autenticidade."
 
 
"Eu nem sequer gosto de escrever.  Acontece-me às vezes estar tão desesperado que me refugio no papel como quem se esconde para chorar. E o mais estranho é arrancar da minha angústia palavras de profunda reconciliação com a vida."

 
"Foi sempre pelos olhos dos nossos poetas que o português viu mais longe e mais fundo."
 

"Não há arte sem tradição, mesmo a transgressão já tem a sua."
 
 
"Não há caminhos fáceis para quem é responsável."
 
 
"Nem sempre os livros de que as crianças gostam foram escritos para elas, e os livros que em sua intenção se escrevem raramente interessam às crianças ou aos adultos. As crianças merecem mais que poesia requentada."
 
 
"Nenhum poeta autêntico (e a expressão é pleonástica), pode aceitar, como regra de jogo, agradar; pelo contrário."

 
 "Nenhuma relação profunda é fácil."
 

"O mal é a ausência do homem no homem."
 
 
"O mundo é conduzido por loucos e ambiciosos, que só têm em mira o êxito e o lucro, estão-se nas tintas para as preocupações dos poetas, que são, como toda a gente sabe, seres da utopia, essa utopia sem a qual não há progresso."
 
 
"O poeta é incapaz de conter um segredo, acaba sempre por dizer no poema aquilo que queria guardar só para si."


"O processo de criação não é transparente. Em determinados momentos qualquer coisa em mim - um ritmo, um marulhar de sílabas, imagens - me leva a procurar o papel. De que parte de mim isto vem não sei, é uma necessidade do espírito que subitamente procura tomar expressão."
 
 
"O silêncio é a minha maior tentação. As palavras, esse vício ocidental, estão gastas, envelhecidas, envilecidas. Fatigam, exasperam. E mentem, separam, ferem. Também apaziguam, é certo, mas é tão raro! Por cada palavra que chega até nós, ainda quente das entranhas do ser, quanta baba nos escorre em cima a fingir de música suprema! A plenitude do silêncio só os orientais a conhecem."
 
 
"O sucesso de uma obra não é sinal da sua qualidade."
 
 
"Quando se é muito jovem é quase impossível não ser pretensioso."
 
 
"Que relação pode existir entre a poesia e o poder? Com o poder nenhuma, mas com o anti-poder pode existir alguma."
 
 
"Sei que o poema é qualquer coisa que nos transforma. O poeta sonha sempre transformar o homem, mudar a vida."
 
 
"Ser poeta também é isso, essa inabilidade para o mundo do lucro e da usura."

 
"Ser jovem não é fácil. Alguns procuram-me para que lhes dê certezas, e eu não tenho nenhumas, nem sequer para uso pessoal. Por isso não deixo de lhes dizer que a única coisa em que estou interessado é em perturbá-los. A poesia é subversão, e esta passa pelo corpo, naturalmente."
 
 
"Só através do corpo nos poderemos erguer à divindade de que formos capazes, até deixarmos de ser, na frágil e precária luz da terra, o mais estrangeiro dos seus habitantes."
 
 
"Sou solitário por natureza. No nosso tempo, onde a promiscuidade começa na família, apenas a solidão nos permite ser semelhante ao pássaro de S. João da Cruz: nos cimos cantar sem alvoroço, virado para onde sopra o espírito da terra."
 
 
"Todas as casas onde há livros e quadros e discos são bonitas. E são feias todas as casas, por mais luxuosas, onde faltem essas coisas."
 
 
"Uma palavra é como a nota que procura outras para um acorde perfeito."
 

 
Eugénio de Andrade
Enviado por Jô do Recanto das Letras em 09/12/2012
Reeditado em 27/09/2013
Código do texto: T4026746
Classificação de conteúdo: seguro