O PAPEL DO PAPEL NA SOCIEDADE

ANTES DO PAPEL

 
      Diversos materiais foram utilizados no mundo antigo para registrar acontecimentos ou fatos importantes:
 
images?q=tbn:ANd9GcSX7F4KVZbSVdz979BuPucYdk2Ln5b22jZ451D09Sf8GIK2JqLZzA
      "- tábuas de pedra – os 10 mandamentos foram dados a Moisés em tábuas de pedra. Em geral as pedras eram cobertas com uma massa e depois as letras eram pintadas sobre essa massa."
images?q=tbn:ANd9GcQkM-wR2uDCmBqfsCqEqfTim9DGpAxkcbEvuOcbSlO7gss9hEF4
      "- tábuas de madeira – escavações no Egito mostraram que se cobria a madeira com cera ou massa para escrever sobre ela."
images?q=tbn:ANd9GcSOwX4Pz480GGd7vKRThUZN4KMflr33zl4ILyuEk0egdEc2Jpowww
      "- tábuas de barro – estas eram muito apropriadas para algumas escritas como a cuneiforme que utilizava linhas retas. O hebraico que usava linhas curvas não era apropriado para este material."
2Q==
      "- fragmentos de cerâmica – pedaços de vasos de cerâmica quebrados – se escrevia com tinta sobre eles."
"images?q=tbn:ANd9GcR6ilmrtD3M-2CWJbZBsCHSU7xL2RX4cQI0_0z2gEVDzJudI2P_sA
      "- rolo de cobre – achado em Qmran, mas não continha texto bíblico."
 
     Esses materiais somente serviam para escrever porções bem reduzidas do texto bíblico e foram usadas somente nos estágios mais iniciais dos livros bíblicos.
9k=
     "- papiro – já era utilizado no Egito no 3o. milênio AC. Era produzido em especial no Egito e exportado para o mundo. O papiro provém de plantas que crescem nos alagamentos (banhados) da delta do rio Nilo. O caule da planta tem cerca de 4-5 metros de altura e da espessura de um pulso de homem. Essa planta era cortada em seções de uns 30 cm. Cada seção era partida e o núcleo era cortado em tiras. Colocava-se uma camada em uma superfície plana com todas as fibras correndo na mesma direção. Sobre essa camada era colocada uma outra camada com as fibras correndo em angulo reto em relação à camada inferior. Essas duas camadas eram prensadas de modo que se tornassem uma coisa só. Se colocava entre elas uma goma/resina natural para ligar bem as camadas. O produto final ficava quebradiça a ponto de esfarelar em algumas situações. Era quase tão resistente quanto o papel hoje."
 
images?q=tbn:ANd9GcQE_SCkLP4M6UuxotlGsdWpLzKVprI9yV9sPxkT6NuD_PJ2CM7zuA
       "- pergaminho – este material não estragava tão rapidamente e com isso era o material ideal para informações que deveriam permanecer na história. O rei Eumenes II de Pérgamo (197-159 AC) queria fundar uma biblioteca que fosse rival com Alexandria. Essa ambição não agradou a Ptolomeu do Egito que deixou de exportar o papiro para ele. Dessa forma eles foram forçados a desenvolver um outro material para substituir o papiro. Mas sabe-se que o couro já era utilizado antes disso para preservar a escrita, mas em Pérgamo recebeu alta qualidade. Pergaminho era feito da pele de animais, gado, ovelhas, bodes e antílopes e especialmente dos filhotes desses animais."

     O pergaminho foi utilizado até o final da Idade Média até a introdução do papel.  

 
ORIGEM
 
     "O papel é um material constituído por elementos fibrosos de origem vegetal, geralmente distribuído sob a forma de folhas ou rolos. Tal material é feito a partir de uma espécie de pasta desses elementos fibrosos, secada sob a forma de folhas, que por sua vez são frequentemente utilizadas para escrever, desenhar, imprimir, embalar, etc. Do ponto de vista químico, o papel se constitui basicamente de ligações de hidrogênio.
     A maioria dos historiadores concorda em atribuir a Cai Lun ou (Ts`ai Lun) da China a primazia de ter feito papel por meio da polpação de redes de pesca e trapos, e mais tarde usando fibras vegetais. Este processo consistia num cozimento forte das fibras, após o que eram batidas e esmagadas. A pasta obtida pela dispersão das fibras era depurada e a folha, formada sobre uma peneira feita de juncos delgados unidos entre si por seda ou crina, era fixada sobre uma armação de madeira. Conseguia-se formar a folha celulósica sobre este molde, mediante uma submersão do mesmo na tinta contendo a dispersão das fibras ou mediante o despejo da certa quantidade da dispersão sobre o molde ou peneira. Procedia-se a secagem da folha, comprimindo-a sobre a placa de material poroso ou deixando-a pendurada ao ar. Os espécimes que chegaram até os nossos dias provam que o papel feito pelos antigos chineses era de alta qualidade, o que permite, até mesmo, compará-los ao papel feito atualmente."
 
 
     A cada dia o papel tem uma importância muito grande devido a sua utilização de inumeras formas, segue alguns exermplos da utilidade do papel:

      - um dos grandes benefícios do papel, e bem antigo por sinal, é a Bíblia Sagrada, que é o Livro dos Livros, sem o papel, certamente seu rico conteúdo teria se perdido ao longo do tempo;
images?q=tbn:ANd9GcRrinB7C_57HS_MeRCOTaxCbYN2rQq9JC1DCGKOyHhAoShaksKMhQ

      - na confecção de livros, antigos e atuais, abaixo grandes livros, que só puderam ser escritos e publicados graças ao papel:
(Guerra e paz de Leon Tolstoi (1863); 1984 de George Orwell (1949); Ulisses de James Joyce (1914 a 1921); Lolita de Vladmir Nabokov (1955); O som e a fúria de William Faulkner (1927); O homem invisível de Ralph Ellison (1897);  A Ilíada e a odisséia de Homero (século VIII a.C); Orgulho e preconceito de Jane Austen (1813); Divina Comédia de Dante Alighieri (1304 a 1321); Os Luisiadas de Luís Vaz de Camões (1556); Romeu e Julieta de William Shakespeare (1591 a 1595); Dom Casmurro de Machado de Assis (1899); Gabriela Cravo e Canela de Jorge amado (1958), entre outros).
images?q=tbn:ANd9GcQqv2R8etC6e92q8w--EJt4nuoyJ1MWNfbLR1xGbTrNXquWQQOB
 
     - na confecção de NOTA FISCAL, que é um documento que o FISCAL nem NOTA;
images?q=tbn:ANd9GcRJGaXQTDNl9ASAifFxINn4lv39IG7BPNnHMd89IphAb0m6Kzhb
     - serviu de inspiração para Toquinho compor a música Aquarela:
"Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu..."
 
        - na confecção de jornais e revistas;
images?q=tbn:ANd9GcSRwLnLaA2rGLOnyGdnjg9DwIYEIs7I5PPh0kpHoiA8JtLD1h78
     - o papel tem muitas outras utilidades, como por exemplo a celebração de contratos entre empresas e pessoas, que após uma leitura cuidadosa deve ser assinado pelos contratantes, com a finalidade de evitar prejuízo para ambas as partes, só tem um problema, muitas das vezes esses contratos são assinados sem uma leitura cuidadosa, quer por falta de conhecimento técnico ou deixados de serem lidos porpositadamente, com a finalidade de auferir lucro com o descuido, como é o caso da compra da Refinaria de Pasadena pelo Brasil, que todos já conhecem.
2Q==
     
Acredito, que nenhuma tecnologia jamais irá substituir o velho papel.

images?q=tbn:ANd9GcQCrZxeZXSmlJ4jIOj9PgTlKovHa2UuEyxz-KZ94wkqyxdHQw928A
       QUE O PAPEL LHE PROPORCIONE,
BOAS LEITURAS!
FONTES:
Dulcinalvo Sampaio
Enviado por Dulcinalvo Sampaio em 27/03/2014
Reeditado em 31/03/2014
Código do texto: T4746582
Classificação de conteúdo: seguro