Este é um instrumento, a aparência - uma plaina de carpinteiro - por trás desta plaina está a essência: o oficial carpinteiro, sua técnica, sua dedicação e genialidade. Por trás dessa rude ferramenta, esteve um dia uma genialidade divina. Conseguiríamos imaginar que mesas, portas e janelas  teriam sido feitas pelo Mestre Carpinteiro, Jesus de Nazaré? Qual o nível de perfeição? Por trás desse simples instrumento, uma rude ferramenta, esteve a maior Essência da História. 
 

A APARÊNCIA E A ESSÊNCIA

Todas as estrelas morrem quando perdem sua essência, e o contexto de seu universo é tomado pelo caos. Da estrela-do- mar aos sóis de magnitude descomunal. As primeiras na praia, as segundas no oceano sideral.

Quem muito valoriza a aparência acaba por não ver a essência.

O corpo é a aparência, a ferramenta que modifica a matéria é a alma, o extrato, que perfuma a existência.

Quem busca a Deus além-mares,
acaba por perdê-lo dentro de si.

A desgraça da madeira verde,
É ter um pau seco ao seu lado.
Vem o fogo queima o seco,
Lá vai o verde queimado

Diziam os tropeiros de Sorocaba:
O povo só lembra-se de Santa Bárbara
Quando apronta chuva braba.


O homem vem tentando cada dia mais superar o polímata de Aristóteles. Já estão conseguindo se suicidar esportivamente e por lazer. Escalam, se aprofundam , mergulham, saltam, desafiam a gravidade, praticam “queda de braço” com o mar nas ondas de trinta metros, desafiam o espaço... Tudo à revelia da física, biologia, química, matemática, baseados em cálculos mais que temerários, por serem ciências ainda em evolução.

O escultor tomou um grande bloco de mármore e com o cinzel e o malho iniciou a esculpi-lo. Ao terminar sua obra, apaixonou-se perdidamente pela maravilhosa mulher que estava prisioneira no interior da rocha, e que ele a libertara.

Quando alguém ama você, e o seu coração autentica isto, simplesmente aceite e se rejubile. Porque o amor, não é uma obrigação de amar, nem de retribuir, muito menos de agradecer.
Quer matar o amor? Agradeça às suas manifestações, em especial as mais íntimas.
Tenha em mente, o amor é doação. Pura doação.

O heroísmo é um ato que foge das definições, por se tratar de uma conversa íntima da pessoa para com ela mesma, sobre o que é necessário fazer, e que só ela pode fazer. Sabe conscientemente que pode ser seu último ato, mas enfrentará todas as consequências para salvar outra vida. Sua vida é totalmente secundária.

O modo certo de encarar esta nossa única jornada é cultivando o amor. O modo perfeitamente espiritual e correto de se viver é com gratidão.

O homem deve esforçar-se por criar as oportunidades de realizações, e não somente encontrá-las prontas para uso, de forma cômoda e egoísta, depositadas aos pés da cama a cada amanhecer.

Os pensamentos quando corretamente nutridos e absorvidos, devidamente abençoados, são elementos de sinergia e poder que trabalham para transformarem-se em realidade.

                       
                             


Os sentimentos, são como pássaros de longas asas de liberdade.
São como as aves, dotados de maneabilidade e perícia nas variações das correntes aéreas.
Não subjugue seus sentimentos em gaiolas em nome de abster-se de sofrimento.
Não há parâmetro concreto entre abstrações do futuro frente as perdidas avenidas do passado.
Há muita vida lá fora, há muito oceano no horizonte para serem restringidos supervalorizando um desamor passado, sacrificando o porvir de um futuro.

                                         
                                


                                      
  Conseguiríamos imaginar que mesas, portas e janelas
teriam sido feitas pelo Mestre de Nazaré?
Que Ele faça as portas e janelas de meu coração.
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 02/06/2014
Reeditado em 22/06/2014
Código do texto: T4830072
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.